Património e Cultura

A Paróquia, na pessoa jurídica da Fábrica da Igreja Paroquial de Pinhel, é proprietária dos seguintes bens imóveis: Igreja de São Luís; Igreja de Santa Maria do Castelo; Ermida da Senhora da Torre; Santíssima Trindade ou Senhor da Coluna; casa paroquial (em ruínas) e cerca junto à igreja de Santa Maria do Castelo; antiga casa paroquial na Rua João Pinto Ribeiro, 3 casas na Rua D. Manuel de Arriaga com os  nº 8, 18 e 24. 

Associado à Paróquia de Pinhel há o Centro Social e Cultural da Paróquia de Pinhel que tem como bens imóveis o edifício sede e duas casas para os pobres, em Pinhel.

As anexas possuem também alguns bens imóveis: Malta tem a Igreja de Nossa Senhora do Moral, Quintã dos Bernardo tem a Igreja de S. Bernardo e Quinta Nova a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Malta tem ainda a capela do Senhor dos Passos. Na Quintã dos Bernardos há a fachada principal da igreja antiga, onde foi criado um nicho e na Q. Nova há uma capela mortuária.

Culturalmente Pinhel é uma cidade bastante ativa. A paróquia associa-se institucionalmente a muitas dessas actividades, em parcerias com outras instituições e é promotora de uma série de festas religiosas populares.

É ainda responsável por algumas actividades que ultrapassam o âmbito do espiritual ou litúrgico e que se podem também considerar culturalmente oportunas, como são colóquios e acções de formação de âmbito cultural e religioso.

É de destacar, entre outras, a realização da encenação da Via-sacra que ocorre todos os anos na sexta-feira santa. Uma encenação que é da responsabilidade da paróquia, em pareceria com a Camara Municipal, e que tem trazido milhares de pessoas a Pinhel para assistir a este evento que a paróquia denomina como uma oração e meditação.