Baptismo

“O santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos.”

O sacramento do baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta que abre o acesso aos outros sacramentos e à comunidade cristã. Por meio dele, somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e feitos partícipes da sua missão. Na paróquia de Pinhel o sacramento do baptismo realiza-se na Igreja Paroquial de S. Luís, como “igreja matriz”, como igreja-mãe, e nas celebrações comunitárias pelo facto de ser um sacramento que nos insere na comunidade cristã. As excepções previstas a estas orientações, tratam-se caso a caso e sempre de acordo com os requisitos necessários. Os pais ou responsáveis das crianças a baptizar deverão contactar antecipadamente o cartório interparoquial, no horário de expediente, no sentido de agendar os necessários encontros e lhes ser facultado o impresso para preenchimento dos dados do seu filho(a) bem como de outras informações de carácter geral. O impresso de Baptismo poderá ser obtido aqui em formato PDF.

Os pais devem reunir toda a documentação que for necessária para o Baptismo do(a) filho(a), tal como consta dos requisitos e fazer a preparação devida. Para esta formação juntam-se-lhes os padrinhos.

Para o caso de baptismo de adultos, prevê-se um período de catecumenado e reiniciação cristã. Os requisitos são, na generalidade, os mesmos.

Algumas questões para reflectir antes de efectuar o pedido:

Porquê baptizar o meu filho?

Às vezes o baptismo é vivido apenas como uma festa da família ou uma festa social, para celebrar o nascimento de uma criança, como um acontecimento que reúne as pessoas da família e os amigos. Também pode ser expressão da vontade dos pais em seguir a tradição familiar de educar o filho, fazendo-o partilhar dos seus valores e dos seus princípios morais. Como se costuma ouvir: “quero dar ao meu filho o que eu recebi!”, isto é, como uma herança que se transmite. Há ainda quem, por vezes, peça o baptismo por questões relacionadas com superstição ou proteccionismo, como uma bênção do Senhor à pessoa baptizada.

Mas o Baptismo é muito mais que tudo isto. Ele é, acima de tudo, fruto da fé amadurecida ou que queremos amadurecer. É a resposta de amor que queremos dar ao amor de Deus! É uma celebração eclesial que nos faz entrar na comunidade cristã. Tem um significado espiritual de grande riqueza, pois une-nos a Cristo, faz-nos participar da sua morte e ressurreição, habilita-nos para a graça de Deus, concede-nos o Espírito Santo que traz o Amor aos nossos corações, torna-nos plenamente filhos de Deus e faz-nos assim entrar na família de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

Por isso se tornam muito importantes os encontros de preparação do baptismo, de modo a que estes assuntos se possam reflectir com sinceridade e abertura.

Não será melhor esperar que o nosso filho cresça para decidir se quer ou não ser baptizado?

De facto, a maturidade traz maior consciência às nossas opções. No entanto, a Igreja, no caso do baptismo de crianças, organizou-se de modo a que pais, padrinhos e comunidade cristã, sejam responsáveis no crescimento da fé que começa a germinar no baptismo. Chama-se a essa fé uma fé vicária. Nesse sentido, pressupõe-se que o baptismo seja o início da uma caminhada de fé que vai crescer com a ajuda de pais, padrinhos e comunidade cristã.

Como preparar e participar no Baptismo?

Para preparar o baptismo, devem dirigir-se ao Cartório inter-paroquial para marcar a data da celebração e para se informarem, com tempo, de tudo o que é necessário organizar. Normalmente, na nossa Paróquia, os baptismos realizam-se na Eucaristia dominical, na presença da comunidade cristã.

Como deverei escolher os padrinhos do meu filho?

A escolha do padrinho e da madrinha é, habitualmente, inspirada por motivo de estima ou por laços de parentesco e amizade, independentemente da sua fé cristã. No entanto, esta escolha não pode ser vista apenas com critérios humanos, uma vez que o padrinho deverá ser o garante da fé do seu afilhado e, por isso mesmo, é chamado a dar o seu testemunho cristão junto dele. Atendendo à sua missão, os padrinhos devem ser baptizados, crismados e assíduos à Eucaristia, devem ser membros da comunidade cristã e, por isso, testemunhas da presença de Jesus no meio dos homens.

Para mais informações, contactar o Cartório Inter-paroquial