Legião de Maria

A Legião de Maria é uma associação internacional de fiéis de leigos católicos, sob a proteção e intercessão de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja. Foi fundada em Dublin, Irlanda, como um movimento mariano católico por Frank Duff e um grupo de jovens, em 7 de setembro de 1921. Hoje, entre membros ativos e auxiliares, possui mais de 3 milhões de legionários em todo o mundo.

É um Movimento de evangelização ao serviço da Igreja, cuja espiritualidade assenta na Doutrina do Corpo Místico e na Maternidade de Maria. Tal como Maria, sob a ação do Espírito Santo, deu Cristo ao mundo, também a Legião de Maria, com Maria e sob a ação do mesmo Espírito, procura dá-Lo ao mundo através do seu apostolado.

Os legionários reúnem-se semanalmente para trocar experiências e recarregar as energias com orações em torno do altar de Nossa Senhora. Os membros ativos comprometem-se a orar e a fazer visitas, num trabalho activo de apostolado espiritual, que é orientado através da reunião semanal, sobretudo a idosos, famílias enlutadas, doentes e sempre que houver necessidade de uma palavra amiga e confortadora.

Na paróquia de Pinhel existe um grupo activo de cerca de 10 legionários que reúne todas as semanas e cumpre a acção apostólica do movimento.