Conselho Pastoral

“Se a juízo do bispo diocesano, ouvido o Conselho Presbiteral, for oportuno, constitua-se, em cada paróquia, o Conselho Pastoral presidido pelo pároco, e no qual os fiéis, juntamente com aqueles que, por força do ofício, participam no cuidado pastoral da paróquia, prestam a sua ajuda na promoção da ação pastoral”

(Código de Direito Canónico, c 536 §1)

O Conselho Pastoral Paroquial é um grupo de pessoas, coordenado pelo Pároco, que tem como missão responsabilizar-se pela acção pastoral da paróquia. Tem como objectivo principal a programação, animação, coordenação e revisão da acção pastoral, no âmbito do território que dominamos “paroquial”.

Como deve ser representativo de toda a comunidade paroquial, é composto por representantes das diversas áreas pastorais das Paróquias, grupos e movimentos nela existentes, ministros ordenados e representantes de especial consagração.

Pretende-se que seja uma estrutura fraterna de corresponsabilidade, um organismo eclesial e um instrumento pastoral de serviço. Deve ser um espaço privilegiado para o exercício dos carismas próprios de cada pessoa e de cada grupo no cumprimento da tarefa comunitária da evangelização, da celebração e da caridade.

Actualmente, o Conselho Pastoral da paróquia de Pinhel é composto por: