Eucaristia

“A Eucaristia é «fonte e cume de toda a vida cristã»”

“A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, isto é, da obra da salvação realizada pela vida, morte e ressurreição de Cristo, obra tornada presente pela acção litúrgica.”

A vida da paróquia, como comunidade cristã, gira à volta da Eucaristia, seu principal alimento, fonte e cume da vida cristã.

A Constituição Sacrosanctum Concilium ensina que, no domingo, dia do Senhor, “os fiéis devem reunir-se para participarem na Eucaristia e ouvirem a Palavra de Deus, e assim recordarem a Paixão, Ressurreição e glória do Senhor Jesus e darem graças a Deus” (SC 106). Também o Catecismo da Igreja Católica nos assegura que a celebração dominical do Dia e da Eucaristia do Senhor está no coração da vida da Igreja. Por isso o domingo, dia do Senhor por excelência, em que se celebra o Mistério Pascal, é um dia de preceito.

A celebração da Eucaristia, a escuta da Palavra de Deus em comunidade, o encontro entre irmãos e irmãs constituem dimensões fundamentais da nossa vida como discípulos de Cristo.

IGREJA DE S. LUÍS

Horários habituais das Eucaristias

  • Quarta-feira e sexta-feira: às 18h30
  • Aos sábados, de quinze em quinze dias: às 18h30
  • Aos Domingos: às 12h00

Nota: Estes são os horários habituais, mas podem sofrer alterações de acordo com necessidades específicas, pelo que, nesses casos, será dada informação atempadamente.

Nas comunidades anexas da paróquia de Pinhel (Malta, Q. Bernardos, Q. Nova) há eucaristias com marcação bimensal.

MARCAÇÃO DE INTENÇÃO DE MISSA

As intenções de missa devem ser marcadas junto da pessoa responsável, na meia hora antes de cada eucaristia. Podem também ser marcadas no Cartório Inter-paroquial, nos contactos disponíveis

É possível colocar intenções em todas as eucaristias da paróquia, excepto as que sejam pro populo e as que, pela data litúrgica ou festiva não o permitam.