Catequese da Infância e Adolescência

A paróquia de Pinhel tem actualmente a Catequese de Infância e Adolescência organizada do 1º ao 10º ano, de acordo com o itinerário proposto pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

No início de cada ano pastoral faz-se a Inscrição para os que entram pela primeira vez na Catequese ou a renovação da inscrição para os que prosseguem o percurso catequético.

Descarregue aqui, caso pretenda:

O ano catequético tem início na semana a seguir ao início das aulas e tem as mesmas pausas que o período escolar. O período dos encontros/sessões da catequese continuam até à data de encerramento das actividades, mesmo que já tenham sido realizadas as festas da catequese respectivas. As faltas devem ser justificadas, caso sejam passíveis de justificação e devem fazer-se preferencialmente através dos pais e de forma escrita.

Por opção relacionada com o funcionamento habitual da catequese, a paróquia decidiu que a aquisição de catecismos a partir do 7º ano de catequese não terá carácter de obrigatoriedade, sendo da responsabilidade do catequista a decisão final.

Dentro das estratégias implementadas pela Paróquia para atingir os objectivos da catequese, destaca-se a “Catcromos”, a caderneta de cromos que habilita os catequizandos a receber um cromo para completar a caderneta cada vez que participam na eucaristia dominical.

A coordenadora actual da catequese é a catequista Lurdes Vaz.

É conveniente conhecer a Natureza, Finalidade e Normas indicativas da catequese paroquial de Pinhel. Clique no botão abaixo para descarregar o ficheiro.

especial

CATEQUESE EM TEMPO DE PANDEMIA

O ano catequético de 2020-2021 tem início no dia 12 de outubro,  e terá as mesmas pausas que o período escolar. Neste ano atípico, os grupos serão preferencialmente divididos em dois, para o número de participantes em cada sessão ser menor. Por isso a catequese será alternada de quinze em quinze dias, sendo que na semana que não têm catequese presencial, terão uma actividade obrigatória, que também poderá ser digital ou telemática.

Mantêm-se as normas indicativas da catequese, que estão disponíveis no site da paróquia, mas serão tomados todos os cuidados e normas de saúde e de segurança necessários para evitar o contágio da pandemia pelo covid-19.

As salas, que serão higienizadas e arejadas depois de cada utilização, já estão preparadas para um uso de segurança com a lotação adequada, distâncias reguladas. Será obrigatório o uso de máscara em todas as actividades da catequese, sejam no interior ou no exterior dos edifícios paroquiais.

O encarregado de educação deverá munir o seu educando do que for preciso para as sessões de catequese e necessidades pessoais.

Todas as informações e cuidados e ter em conta estão no Plano de Contingência da catequese paroquial de Pinhel.

As celebrações, sacramentos ou festas previstas para cada etapa ou grupo da catequese ocorrerão no momento e mo-do que se julgarem oportunos, e os pais serão informa-dos com a antecedência necessária e possível.

É imprescindível conhecer o Plano de Contingência da catequese, disponível abaixo.

ANO
DIA