Ministério de acólitos

“Para o exercício das funções do sacerdócio comum dos fiéis, existem ainda outros ministérios particulares, não consagrados pelo sacramento da Ordem, e cuja função é determinada pelos bispos segundo as tradições litúrgicas e as necessidades pastorais. «Também os acólitos, os leitores, os comentadores e os membros do coro desempenham um verdadeiro ministério litúrgico»”

A palavra “Acólito” provem do grego antigo ἀκόλουϑος – akóloutos e refere-se àquele ministro, instituído ou não, que auxilia os ministros ordenados (Bispo, Padre ou Diácono) nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Missa. Vem do verbo acolitar, que significa “acompanhar no caminho”. O acólito segue e serve, em primeiro lugar, Jesus no Seu altar, na Sua igreja.

Na nossa paróquia, ainda não existe nenhum acólito instituído, mas existe um grupo organizado de mais de uma dezena de elementos.

Se quiseres fazer parte dele, contacta o nosso pároco, o teu catequista ou algum dos acólitos que já exerce este ministério.

Estão previstos alguns encontros de formação e convívio ao longo do ano.