Equipas de Nossa Senhora (ENS)

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal, cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio. Tiveram origem em França, em 1939, quando um grupo de casais manifestou a vontade ao Padre Henri Caffarel de viver o seu amor mais profundamente enraizado em Cristo.

O movimento está espalhado pelo mundo inteiro. Na Supra Região Portugal, o movimento existe há mais de 60 anos e encontra-se espalhado pelo continente, pelas ilhas (Madeira e Açores) e pela África Lusófona (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe). Em dezembro de 2017 existiam 1.291 equipas totalizando 15.095 membros, entre os quais 6.962 casais, 403 viúvos, 739 Conselheiros Espirituais e 29 Acompanhantes Espirituais (não sacerdotes).

Estas equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.

Em fevereiro de 2019 foi criada e nasceu a “Equipa Pinhel 2”, assim designada. Depois de um primeiro ano de pilotagem, já fez o seu Compromisso formal. É constituída por cinco casais e pelo Conselheiro Espiritual, o senhor padre Jorge Castela.