VIA-SACRA: Pinhel regressou em grande com a encenação da Paixão de Jesus

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Depois de um “introito” junto à Igreja de Santo António, com base na passagem do evangelho da Última Ceia, ocasião em que Jesus se ofereceu como banquete, centenas de pinhelenses e visitantes tiveram oportunidade de percorrer as ruas da cidade até às torres do Castelo, rezando e reflectindo com a vida de sete vidas que se destacam nas estações da via-sacra. Pilatos, a Mãe de Jesus, Cireneu, Verónica, as mulheres, os soldados e José de Arimateia serviram de inspiração a esta representação da Via-Sacra organizada em parceria pela Paróquia e pelo Município de Pinhel.

Momento privilegiado de oração e meditação, com base nalguns dos mistérios principais da Fé Cristã, a encenação da Paixão do Senhor envolveu mais de uma centena de figurantes da comunidade e este ano envolveu também sete artistas que acompanharam cada um dos sete quadros: “grupo de Azevo de amentaçao das almas” (canto à capela), Flávia Castro (acordeão), Beatriz Cardoso (canto), Bruno Maio (Pintura), Carlos Cardoso e Gabriel Gonçalves (trompetes), Susete Marques (gaita de foles), escola “Maria Matos” (dança). Os momentos finais da encenação contaram ainda com a presença de um malabarista de “fogo” e de uma trapezista.

A narrativa da paixão do Senhor, para além de se ter centrado na vida destas sete figuras das estações da via-sacra, foi actualizada aos tempos que se têm vivido, sobretudo o que se refere à pandemia pelo novo coronavirus e pela guerra na Ucrânia. Na página oficial da paróquia no facebook pode ler-se:

“A paróquia de Pinhel agradece, em primeiro lugar, a Deus, por este momento que a comunidade pinhelense viveu na passada Sexta-Feira Santa, dia 15 de abril de 2022!
Depois agradece aos que se associaram a nós nesta oração com a cruz de Jesus associada às muitas cruzes do mundo, especialmente as cruzes da pandemia que temos ao colo e as da guerra que está à nossa porta!
Por último agradece a todos os que fizeram possível este momento especial nas nossas vidas, a começar pelos artistas que aceitaram o convite; os actores que foram o núcleo dos “quadros”; os que, mesmo discretamente, apoiaram toda a logística; a empresa de som e luz; as vozes de fundo; a parceria com a Camara Municipal de Pinhel; e todos aqueles que, Deus sabe, foram os alicerces deste momento de oração numa data e tempo tão especial!
Bem haja de Coração!”

Pode saber melhor como foi em https://fb.watch/cquRlxI2ld/ ou em https://youtu.be/QiByBWT1f1U