VATICANO: Papa vai canonizar Carlo Acutis no Jubileu dos Adolescentes

O Papa anunciou hoje que vai canonizar o Beato Carlo Acutis (1991-2006), adolescente italiano, na celebração do Jubileu dos Adolescentes, que decorre de 25 a 27 de abril, no próximo Ano Santo de 2025.

“Quero anunciar que no próximo ano, na Jornada das Crianças e dos Adolescentes, vou canonizar o Beato Carlo Acutis. E na Jornada da Juventude, no próximo ano, canonizarei o Beato Pier Giorgio Frasati”, disse, no final da audiência geral, que decorreu na Praça de São Pedro.

Carlo Acutis nasceu em Londres, onde os seus pais estavam a trabalhar, e faleceu na cidade de Monza (Itália), aos 15 anos de idade, vítima de leucemia, tendo sido apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio” da informática”.

A sua beatificação foi celebrada em outubro de 2020, em Assis, sendo considerado pelo Papa como um modelo de “santidade da porta ao lado”.

O Papa referiu aos jovens e a todo o povo de Deus que Carlo Acutis usou os meios digitais, “as novas técnicas de comunicação”, para “transmitir o Evangelho, para comunicar valores e beleza”, no documento que surgiu depois do Sínodo dos Bispos ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, realizado em outubro de 2018.

O futuro santo foi um dos patronos da JMJ de Lisboa e os seus restos mortais repousam na cidade italiana de Assis.

De recordar que a Catequese de Pinhel o adoptou como seu padroeiro.

O Jubileu dos Jovens, que vai decorrer de 28 de julho a 3 de agosto de 2025, vai ficar também marcado pela canonização de outro dos patronos da JMJ 2023, Pier Giorgio Frassati, que nasceu em Turim, a 6 de abril de 1901.

Aos 17 anos ingressou na Conferência de São Vicente de Paulo, dedicando a maior parte do seu tempo livre aos doentes e necessitados; viria a falecer a 4 de julho de 1925, com apenas 24 anos, com poliomielite.

Mais em Agência Ecclesia