VATICANO: Papa nomeia primeira mulher para liderar organismo da Cúria Romana

O Papa nomeou  a irmã Simona Brambilla, das Missionárias da Consolata, como nova prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, anunciou o Vaticano. A religiosa torna-se assim a primeira mulher a liderar um organismo da Cúria Romana.

O Papa nomeou ainda o cardeal salesiano D. Ángel Fernández Artime como pró-prefeito do mesmo Dicastério, que tem como missão “promover, animar e regular a prática dos conselhos evangélicos [pobreza, castidade e obediência, ndr], como é exercida nas formas aprovadas de vida consagrada, e igualmente de vida e atividade das Sociedades de Vida Apostólica em toda a Igreja latina”.

A irmã Simona Brambilla era secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica desde outubro de 2023; antiga superiora geral das Missionárias da Consolata, nasceu em Monza, Itália, a 27 de março de 1965.

Depois da formação em enfermagem, no ano de 1986, entrou, em 1988, para o Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata, onde emitiu os primeiros votos religiosos em 1991; em 1998 obteve a licenciatura em psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma.

A responsável foi missionária em Moçambique e docente na Universidade Gregoriana; em 2011 foi eleita superiora geral do Instituto das Missionárias da Consolata, tendo sido reeleita em 2017 para outro mandato de seis anos.

Em dezembro de 2024, o Papa nomeou a irmã Brambilla para o Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos.

Mais em AGÊNCIA ECCLESIA