Vai começar um sínodo que pretende escutar todos

A Santa Sé publicou, esta terça-feira, dia 7 de setembro, o documento preparatório do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, onde indica os princípios da “sinodalidade como forma, como estilo e como estrutura da Igreja”. O documento «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão» aponta para uma vivência de um “processo eclesial participativo e inclusivo, que ofereça a cada um – de maneira particular àqueles que, por vários motivos, se encontram à margem – a oportunidade de se expressar e de ser ouvido, a fim de contribuir para a construção do Povo de Deus”.

O caminho tem início nos dias 9-10 de outubro de 2021, em Roma, e a 17 de outubro seguinte, em cada uma das Igrejas particulares.

A etapa fundamental será a celebração da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023, a que se seguirá a fase de execução, que envolverá novamente as Igrejas particulares.

Pode ler o instrumentum Laboris AQUI e o vademecum AQUI.