Universidade Católica lança concurso de fotografia baseado na “Laudato si’”

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A encíclica “Laudato si’”, do papa Francisco, sobre o cuidado da casa comum, inspira o concurso de fotografia que a Universidade Católica, através da Escola das Artes (Porto), propõe até 6 de setembro.

A frase «há um mistério a contemplar numa folha, numa vereda, no orvalho, no rosto do pobre» (n. 233), é a pedra angular do concurso, que se dirige a estudantes, colaboradores, professores e amigos da Católica, e que dará ao vencedor uma árvore para plantar.

«As férias, que nos permitem parar a correria do dia-a-dia, trazem consigo mais disponibilidade para olhar de forma mais descontraída e atenta o que está à nossa volta», lê-se no texto de apresentação da iniciativa.

As imagens a cores ou preto e branco, relacionadas com o tema “Cuidar da casa comum”, devem ser obtidas a partir de 25 de julho, e as mais bem classificadas, através do júri composto por docentes da Escola das Artes, farão parte de uma exposição.

«O júri dá especial atenção à qualidade e coerência da estética das imagens. A originalidade da abordagem do tema, a sua singularidade ou a sua universalidade, são igualmente determinantes aquando da seleção final», que prevê a atribuição, além da fotografia vencedora, de três menções honrosas.

O regulamento aceita o tratamento digital das imagens, sendo admitida a participação de trabalhos criados digitalmente, e as fotografias podem ser adquiridas mediante qualquer dispositivo.

Os participantes podem apresentar-se individualmente ou em grupo, e é permitido um máximo de dez imagens por portfólio. Não é exigida qualquer taxa de inscrição; basta enviar as imagens por correio eletrónico.

In Pastoral da Cultura