SOLIDARIEDADE: Banco Alimentar realiza campanha de recolha de alimentos

O Banco Alimentar contra a Fome realiza, nos dias 25 e 26 deste mês, uma campanha de recolha de alimentos e apela à solidariedade dos portugueses.

A campanha que mobiliza mais de 40 mil voluntários tem como mote «A sua ajuda pode ser o que ainda faz falta à mesa de uma família»

Os portugueses podem doar alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais espalhadas por todo o país e para além da campanha presencial dos dias 25 e 26, a recolha prosseguirá até 2 de junho através dos vales disponíveis nos supermercados e no canal online www.alimentestaideia.pt.

O Banco Alimentar apela ao contributo individual, incentivando à partilha de alimentos que fazem parte da mesa das famílias, consoante a disponibilidade de cada um, numa ação de solidariedade que assume um caráter coletivo, com vista a melhorar a vida de famílias com necessidades.

No ano passado, os 21 Bancos Alimentares ajudaram cerca de 360 mil pessoas com carências alimentares comprovadas em parceria com mais de 2.400 organizações sociais.

O Banco Alimentar foi criado em Portugal em 1991 com a missão de lutar contra o desperdício e prestar apoio a quem mais precisa de se alimentar, em parceria com instituições de solidariedade e com base no trabalho voluntário. Existem atualmente 21 Bancos Alimentares (nas zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria – Fátima, Lisboa, Madeira, Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo e Viseu). A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares representa e congrega a rede dos Bancos Alimentares a nível nacional e internacional.