SÍNODO: Vai começar a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

A próxima XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos terá lugar em duas sessões, com um ano de intervalo: a primeira ocorre já de 4 a 29 de outubro deste ano de 2023, e a segunda em outubro de 2024. Os trabalhos da primeira alteram entre sessões plenárias (congregações gerais) e trabalhos em grupo linguísticos (círculos menores), decorrendo, pela primeira vez, no Auditório Paulo VI, do Vaticano.

O Papa, no voo de regresso a Roma da viagem apostólica à Mongólia, sublinhou que a sinodalidade não é uma invenção sua, mas “de São Paulo VI, quando o Concílio Vaticano II terminou, percebeu que no Ocidente a Igreja havia perdido a dimensão sinodal”, e criou a Secretaria do Sínodo dos Bispos, que nestes 60 anos tem promovido “a reflexão de maneira sinodal, com progressos contínuos”.

Continuou dizendo que “É um momento religioso, é um momento de intercâmbio religioso. Pense que as introduções sinodais de três a quatro minutos cada, serão três discursos e depois três a quatro minutos de silêncio para oração. Depois, mais três, e oração. Sem esse espírito de oração não há sinodalidade, é política, é parlamentarismo.

O Sínodo não é um parlamento”. Assinalou ainda que existe um departamento que vai fazer “os comunicados”, relatórios, “sobre o andamento do Sínodo”, que “vai dar notícias todos os dias”.