SÍNODO: quem serão os participantes da Assembleia sinodal em Outubro

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai ser representada pelo seu presidente e vice-presidente, D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes, na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que, na sua primeira etapa, vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023.

Uma das novidades deste encontro é a presença de 70 membros não-bispos, pela primeira vez com direito a voto num Sínodo, nomeados pelo Papa a partir de uma lista inicial de 140 pessoas identificadas pelos sete organismos internacionais das Conferências Episcopais. Este grupo de “testemunhas do processo sinodal”, assim designadas pela Santa Sé, inclui 42 mulheres (60% do total) – 28 leigas e 14 religiosas -, 13 leigos e 15 sacerdotes, diáconos e consagrados.

Francisco designou um grupo de 55 membros de nomeação pontifícia, entre eles cinco religiosas e uma leiga. Em 2021, o Papa tinha nomeado a religiosa francesa Nathalie Becquart como subsecretária do Sínodo dos Bispos, que se tornou a primeira mulher com direito de voto na assembleia sinodal; em outubro, esse número chegará a 54 mulheres, entre leigas e religiosas.

in Agência Ecclesia