SÍNODO: já está disponível o documento de trabalho para a etapa continental

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Foi publicado esta quinta-feira, 27, o Documento de Trabalho da Etapa Continental do Sínodo (DEC), que servirá de “quadro de referência” para os trabalhos da segunda etapa do caminho sinodal lançado pelo Papa Francisco em 2021, a etapa continental. Nele, sobressaem “tensões, questões e pedidos de mudança transversais aos fiéis de todos os continentes”, como refere Clara Raimundo no 7Margens. O documento, intitulado “Alarga o espaço da tua tenda” (expressão do Livro de Isaías, capítulo 54), começa em tom de entusiasmo: “o sínodo segue em frente”, lê-se na introdução do texto de 56 páginas, onde se sublinha que “a participação a nível global – nesta primeira etapa – foi superior a todas as expetativas”.

À Secretaria do Sínodo chegaram as sínteses “de 112 das 114 Conferências Episcopais e de todas as 15 Igrejas Orientais Católicas, às quais se juntam as reflexões de 17 dos 23 dicastérios da Cúria Romana, além das que vieram dos superiores religiosos, dos institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica, e ainda de associações e movimentos de fiéis leigos, sublinha o DEC. A somar a estas, “chegaram mais de mil contributos de pessoas singulares e de grupos” e foram também recolhidas sugestões nas redes sociais, graças à iniciativa do “Sínodo digital”.

Mais informação em 7Margens

e em quatro artigo da Agência Ecclesia que sintetizam o documento:

Novo documento de trabalho apela à inclusão dos «exilados da Igreja»;

Igreja desafiada a promover «plena e igual participação das mulheres»;

Texto orientador para segunda etapa apela a «opção pelos jovens, as pessoas com deficiência e a defesa da vida»;

Sínteses mundiais assumem impacto do «escândalo dos abusos»;

encontrará aqui o documento em português, onde poderá descarregá-lo: https://www.synod.va/en/highlights/working-document-for-the-continental-stage.html