SÍNODO: Fase continental do sínodo vai reunir 600 europeus

Na fase continental do sínodo está prevista uma assembleia continental europeia, em Praga, de 5 a 12 de fevereiro de 2023, e na qual participarão perto de 600 pessoas em representação das 39 conferências episcopais que integram o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

A primeira parte do encontro, de 5 a 9 de fevereiro, é apresentado pelo CCEE como “uma assembleia eclesial”, com a presença de 200 participantes – 156 delegados das 39 conferências episcopais que integram o organismo e 44 pessoas convidadas diretamente pela Presidência do CCEE, como “membros das realidades eclesiais mais representativas a nível europeu”.

Cada delegação nacional é composta pelo presidente da respetiva conferência episcopal e três representantes da Igreja local, “escolhidos para garantir uma presença adequada de leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos e sacerdotes”.

Os trabalhos vão ainda contar com a presença de delegados de outras confissões cristãs na Europa.

Os últimos dias, de 10 a 12 de fevereiro, contam com a presença exclusiva dos presidentes das conferências episcopais, “para reler colegialmente a experiência sinodal vivida a partir do seu carisma e papel específicos”.

CCEE decidiu ainda permitir a participação de 10 delegados de cada conferência episcopal, por via digital, os quais vão, através de uma plataforma online, dar o seu contributo durante os trabalhos de grupo.

Estes 590 participantes, no total, são chamados a “formular com mais precisão as questões abertas, para melhor fundamentar e aprofundar as perceções provenientes das Igrejas locais, agora numa perspetiva continental”.

mais em Agência Ecclesia