SÍMBOLOS JMJ: «Queremos que os jovens peregrinem com os símbolos da JMJ»

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegam este sábado à diocese da Guarda e o responsável pela Pastoral Juvenil, padre Rafael Neves, disse à hoje Agência ECCLESIA que o objetivo é que “os jovens peregrinem com os símbolos”.

“Não são só os símbolos que chegam à nossa diocese e vão fazer peregrinação, queremos que os jovens diocesanos peregrinem com os símbolos, percebendo a dinâmica e a envolvência de preparação de uma Jornada Mundial da Juventude”, referiu.

A cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, são recebidas no sábado a partir das 16h00, na Praça Velha,com a Festa de acolhimento dos símbolos e um concerto da “Banda da Paróquia”, grupo de música de inspiração cristã da Diocese de Coimbra.

O padre Rafael Neves espera que este seja mais um “momento marcante” no caminho que querem fazer com a juventude até 2023, apostando “neste caminho de relação com a Igreja”, onde os “símbolos são marca importante” do caminho.

“Apesar do envelhecimento do interior, também sentido na diocese da Guarda”, o sacerdote sente que os jovens se têm mostrado entusiasmados e, por isso, “é humanamente exigente” quando se propõem a reunir jovens.

Do programa da peregrinação dos símbolos o responsável salienta que acontece “em tempo litúrgico da Quaresma”, onde terão presença dos símbolos em momentos de oração e vigília, bem como em escolas e outros espaços, sendo a Via-Sacra na Torre (Serra da Estrala) vista como um dos pontos altos da agenda.

Esta celebração vai decorrer a 20 de março, pelas 15h00,  num “local emblemático” da diocese e o mais alto de Portugal Continental, partindo do tema da JMJ Lisboa 2023.

“Maria partiu ao encontro de Isabel atravessando as montanhas e é isso que queremos ali viver nesse dia”, explicou o responsável.

A entrega dos símbolos à Diocese de Viseu vai acontecer no dia 3 de Abril, às 11h00.

A perergrinação passou, nos últimos meses, pelas dioceses do Algarve, Beja, Évora e Portalegre-Castelo Branco, onde a cruz e o ícone se encontram atualmente.

in Agência Ecclesia