SERVOS DE JESUS: festa anual da liga dias 26 e 27 de agosto

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A Liga dos Servos de Jesus vai realizar a sua festa anual nos dias 26 e 27 de agosto, no Outeiro de S. Miguel, com um encontro de reflexão para Servos Externos, sessões solenes, Eucaristias de Acção de Graças e almoço de confraternização:

O QUE É A LIGA DOS SERVOS DE JESUS?

A Liga dos Servos de Jesus, foi fundada por D. João de Oliveira Matos, após um retiro na Lajeosa do Mondego que decorreu entre os dias 11 a 17 de fevereiro de 1924. É uma Associação Pública de Fiéis, constituída por homens, mulheres, casados, solteiros, leigos de qualquer condição social que, procurando viver à maneira dos primeiros cristãos, estão dispostos a realizar na vida esta divisa: “É PRECISO QUE JESUS REINE” e a concretizar o Carisma: Ideal de perfeição; reparação e desagravo; oração pela Igreja; cumprimento dos deveres de estado; dedicação ao apostolado. Este carisma pode ser vivido por Servos Externos, no seu ambiente familiar, eclesial e profissional, procurando responder às várias formas de evangelização (catequese, movimentos, associações e obras de apostolado, política, etc) e por Servos Internos nas comunidades, procurando viver com a maior perfeição possível os Conselhos Evangélicos: obediência, castidade e pobreza
A Liga está em muitas paróquias desta diocese, como fermento na massa, e colaborando com o pároco na Ação litúrgica, Catequese, Visita aos doentes, Animação de grupos, Divulgação da Boa-Imprensa, etc.
Vivendo em comunidade, de forma estável, nesta diocese, está na Guarda e Guarda-Gare, Outeiro de S. Miguel, Rochoso, Cerdeira do Côa, Ruvina, Lagarinhos, S. Romão, Celorico da Beira, Manteigas, Fundão, Alcaria, Covilhã, Orca; fora da diocese em Fátima e Figueira da Foz e mais recentemente em Angola, Kilenda.
Os membros da Liga prestam ainda serviço, no Paço Episcopal, Seminário, Centro Cultural da Covilhã e Centro Apostólico da Guarda.
O Fundador, agora Venerável Servo de Deus, D. João de Oliveira Matos, nasceu em Valverde, concelho do Fundão, a 01 de Março de 1879. Após os estudos na escola primária e no Liceu de Castelo Branco, ingressou no Seminário da Guarda, em Setembro de 1896.

A 3 de junho de 2013, foram reconhecidas as “Virtudes Heroicas” e declarado Venerável pela Congregação da Causa dos Santos.