SEMINÁRIOS: diocese da Guarda tem dois jovens no seminário inter-diocesano

«Não tenhas medo. Serás pescador de Homens» é um apelo que nos leva a pensar em nós e nos nossos medos e uma certeza que nos leva a pensar na aposta de quem chama e na missão que nos confia. Trata-se de um convite de Alguém que nos conhece e que aposta em nós, a cada um em particular”, escreve o presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, D. Vitorino Soares.

O Jornal A Guarda, no número desta semana,  dá a conhecer o Ricardo e o Francisco, os dois seminaristas da Diocese da Guarda que frequentam o Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, no 4º e 5º ano de teologia. No primeiro ano, o ano de propedêutico, a diocese tem ainda dois outros jovens seminaristas, o Tiago Gonçalves e o Gonçalo Carvalho.

FRANCISCO COIMBRA

Chamo-me Francisco Coimbra, tenho vinte anos (dentro em breve, vinte e um), sou natural da Paróquia de S. José – Covilhã e, presentemente, aluno do quarto ano de Teologia.

Tive a graça de nascer e crescer no seio de uma família profundamente cristã e dos meus pais e avós recebi o primeiro, e mais decisivo testemunho de amor a Deus e de dedicação à Igreja. Educado, desde a mais tenra idade, segundo os valores do Evangelho e moldado pela vivência comunitária da fé, a questão da vocação foi surgindo, naturalmente. À medida que fui crescendo, partindo de sinais muito concretos, percebi que, de facto, o Senhor me chamava, que também Ele me dizia: “Não tenhas medo. Serás pescador de Homens.” (cf. Lc 5, 10b). Procurando então, responder generosamente ao Senhor que nos chama pelo nome, ao terminar o ensino secundário ingressei no Seminário Maior. Aqui, por entre os livros e os trabalhos académicos, as ocupações pastorais e os afazeres quotidianos – havendo, ainda, espaço para a música – e, sobretudo, na relação íntima com o Senhor, procuro aprender d’Ele, nosso único Mestre, a humildade e a mansidão de coração, a fim de nada mais querer ou desejar do que aquilo que Deus quer…
Cidade: Covilhã
Um lema: “A Tua palavra, Senhor, é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos.” (Sl 119, 105)
Uma música: Tocata e Fuga em Ré Menor (J. S. Bach)
Livro: O que é o Cristianismo – Quase um testamento espiritual (Bento XVI)
Na qualidade de Papa Emérito Bento XVI deixa neste livro as suas últimas reflexões sobre alguns temas fundamentais do Cristianismo. No centro está a misericórdia de Deus, que nasce de um amor apaixonado por cada uma das suas criaturas. Ao serviço de Deus estão os sacerdotes, chamados a manter na sua presença e a serem testemunhas do seu amor. Seguem-se as linhas sobre o diálogo com as outras religiões, com os judeus, com as confissões cristãs e com o mundo. Um diálogo que não pode prescindir dos conteúdos centrais do Credo: a Encarnação do Filho de Deus, a fé na Morte e na Ressurreição de Jesus, a presença eucarística, a comunhão fraterna na Igreja, os temas centrais da moral cristã. Como expressa o subtítulo desta colectânea, trata-se quase de um testamento espiritual, ditado pela sabedoria do coração de um mestre sempre atento às expectativas e esperanças dos fiéis. Nos anos que passou no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, a presença discreta de Bento XVI e a sua oração foram um apoio importante para a vida da Igreja…

RICARDO BERNARDES

Sou o Ricardo Bernardes, seminarista do 5° ano da Diocese da Guarda

. Vivo no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga. Tenho 30 anos, nasci em Minas Gerais – Brasil. A minha terra adotiva em Portugal é a Vila de Manteigas, no coração da Serra da Estrela.
Cheguei em 2019, por intermédio do Sr. Bispo Dom Diamantino Prata de Carvalho, filho de Manteigas e que foi Bispo da Diocese da Campanha, minha diocese de origem, em Minas Gerais. Gosto de ler, ouvir música e caminhar. No percurso académico, neste momento, estou a trabalhar na redação da tese final, que terá como tema dentro da área da Cristologia, o tópico da Encarnação.
Neste caminho tão desafiante e ao mesmo tempo tão encantador, que é o chamamento de Jesus, renovo a cada dia o desejo e a boa disposição em estar a serviço da Igreja e da missão!

Um lugar: Manteigas – Serra da Estrela
Um lema: “Mestre, eu te seguirei por onde quer que vás.” (Mt 8,19)
Uma música: “Amanhã” de Caetano Veloso.

Um livro: “Etty Hillesum – Um itinerário espiritual”, Paul Lebeau
“Etty Hillesum – Um itinerário espiritual” revela a intensa transformação espiritual da protagonista, que faria dela um caso raro de serenidade e coragem no caos que, em breve, se abateria sobre a comunidade judaica da Holanda, exposta à desumanidade da ocupação nazi e da sua “solução final” para o “problema judeu”.
A obra organizada pelo padre jesuíta Paul Lebeau oferece abundantes e longas citações do seu “Diário” e das suas “Cartas”, organizadas tematicamente e brevemente comentadas.
“Ao redigir estas páginas, pensei muitas vezes nesses jovens adultos que me foi dado encontrar, sobretudo no meio europeu de Bruxelas, e que são, simultaneamente, ciosos da sua liberdade e ávidos de um sentido – quer se trate da sua vida profissional ou da história colectiva da qual são parte activa. É a eles, em primeiro lugar, que estas páginas se dirigem”, assinalou o religioso na introdução.