PROGRAMA: Pinhel acolhe símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude dias 6 e 7 de março

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Nos dias 6 e 7 de março, Pinhel vai receber os símbolos da JMJ, uma cruz que o Papa João Paulo II ofereceu aos jovens e um ícone de Nossa Senhora que o acompanha. Serão dois dias marcantes. Uma oportunidade única de estar perto destes símbolos que têm percorrido o mundo na mão dos jovens.

Do programa consta uma recepção solene com as entidades e instituições da comunidade presentes. A recepção far-se-á pelas 15h do dia 6 de março, domingo, junto ao tribunal. A animação deste acolhimento será da responsabilidade do grupo de jovens Falcões da Paz e dos grupos de catequese.

A cruz e o ícone mariano seguirão depois, em cortejo solene, até à Igreja de S. Luís, onde se poderá assistir e participar num concerto de oração pelo grupo de música de inspiração cristã, a banda Jota.

Ao final desse dia, pelas 21h, com organização da catequese paroquial, está prevista uma via-sacra pelas ruas da cidade. Os símbolos serão transportados, entre cada estação da via-sacra, pelos catequisandos e, no caso dos mais novos, pelos seus pais. As portas da Igreja encerrarão pelas 24h, sendo que, em todos os momentos livres, os símbolos estarão disponíveis para a adoração e oração individual.

Nos momentos em que o programa não contempla algo concreto, os diversos grupos da paróquia ou de outras comunidades do arciprestado, poderão fazer orações e adorações colectivas. A manhã do dia 7, segunda-feira, será a ocasião mais propícia nesse sentido. E aqueles que estiverem interessados em confessar-se, terão à sua disposição, nessa manhã, alguns sacerdotes.

Pelas 13h30 do mesmo dia, os alunos da disciplina de EMRC, com o auxílio de outros colegas, transportarão estes símbolos até às escolas do Agrupamento de Pinhel, onde se proporcionará aos alunos deste agrupamento o contacto e encontro com os símbolos e onde poderão conhecer melhor o que são as Jornadas Mundiais da Juventude.

Os mesmos alunos irão, depois, transportar os símbolos para a Igreja de S. Luís, passando pela Unidade de Cuidados Continuados e o Lar de S. António, para que os mais idosos e frágeis da comunidade, possam também alegrar-se com esta visita à comunidade pinhelense.

O programa encerrará com uma Eucaristia solene na Igreja de S. Luís, pelas 18h, presidida pelo pároco e arcipreste de Pinhel, ocasião em que os símbolos serão entregues simbolicamente à paróquia de Figueira de Castelo Rodrigo.

 

Programa da peregrinação

6 MARÇO | DOMINGO

15h00: RECEPÇÃO –  junto ao tribunal

16h00: Peregrinação até Igreja de S. Luís

17h30: CONCERTO de oração pela BANDA JOTA

21h00: VIA-SACRA pelas ruas (Catequese Paroquial)

22h30: ADORAÇÃO DA CRUZ

                    Encerramento da Igreja às 24h

 

7 MARÇO | SEGUNDA-FEIRA

09h00: Oração de LAUDES

09h30: CONFISSÕES E ADORAÇÃO DA CRUZ

13h30: Peregrinação às ESCOLAS (EMRC)

16h00: Regresso à Igreja de S. Luís com passagens pela UCC e Lar de S. António

18h00: EUCARISTIA de encerramento – Igreja de S. Luís