Pinhel revive tradições da Quaresma e da Páscoa

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Várias tradições típicas da quadra da Quaresma e da Páscoa vão ser promovidas pelo Município de Pinhel, entre Sábado e o dia 13 de Abril. O calendário colectivo de iniciativas de cariz religioso que irão decorrer em diversas aldeias e também na cidade de Pinhel no período da Quaresma e da Páscoa têm como objectivo «reavivar e divulgar» as tradições e manifestações de fé, sendo que «a maioria das iniciativas serão dinamizadas pelas pessoas das aldeias e mais não serão do que a concretização de usos e costumes dessas mesmas aldeias», refere a autarquia.

O programa da “Quadragésima”, que começa no Sábado, terá como ponto alto a representação da Via-Sacra, no dia 10 de Abril, nas ruas e no centro histórico da cidade de Pinhel, que terá como mote a passagem do Evangelho segundo São Lucas “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim”, realçando o papel da mulher na igreja.

A Via-Sacra é uma vez mais organizada numa parceria da paróquia de Pinhel e do município, com a participação de habitantes do concelho a título individual e colectivo.

As astividades da “Quadragésima”, que culminam com a tradição da Visita Pascal, no dia 13 de Abril, na localidade de Alverca da Beira, incluem como novidade a realização de uma Ceia Pascal Judaica, no dia 03 de Abril, às 20:00, no salão de provas da Adega Cooperativa de Pinhel.

O programa inclui ainda o Cantar do Terço (no sábado, pelas 22:30, nas ruas da aldeia de Lameiras, e pelas 21:00 do dia 14, na igreja de Santa Eufémia), da “Amentação das Almas” (21 de Março, 21:00, Souropires; 27 de Março, 21:00, em Ervedosa; e no dia 28 de Março, 21:00, em Azêvo) e das “Alvíssaras” (11 de Abril, 23:30, nas ruas da aldeia de Lamegal). Nos dias 04, 05 e 06 de Abril, a localidade de Atalaia recebe a “Função em Honra do Senhor dos Passos” e a Procissão do Senhor dos Passos (05 de Abril, 16:00).
Haverá também várias manifestações religiosas do tríduo e da Páscoa como a Eucaristia da Ceia do Senhor com lava-pés e canto dos Passos (09 de Abril, 18:30, na igreja de Gouveias), Eucaristia da Ceia do Senhor com lava-pés (09 de Abril, 21:00, na igreja de Freixedas e na igreja de São Luís, Pinhel), a Vigília Pascal (11 de Abril, 23:00, igreja de São Luís, Pinhel) e Visita Pascal (13 de Abril nas ruas da aldeia de Alverca da Beira).

As iniciativas que constam do programa da “Quadragésima” são promovidas pela Câmara Municipal de Pinhel em parceria com as paróquias e com as freguesias do concelho. (Foto: DR)

Fonte: terrasdabeira.gmpress.pt