Pinhel honra Santo António no dia 13 de junho

As celebrações populares do Santo António vão ter este ano alterações provocadas pela pandemia de Covid-19, num ano sem arraiais nem marchas em que o centro será a figura do franciscano português, doutor da Igreja.

Na nossa comunidade paroquial de Pinhel também as festividades associadas à festa de Santo António, uma das festas mais “rijas” da comunidade, não serão possíveis de celebrar nos moldes habituais.

No entanto, amanhã, dia 13, data da festa litúrgica do santo, a paróquia, com a colaboração dos mordomos de 2020/2021, irá assinalar a ocasião honrando Santo António na Eucaristia.

A Eucaristia será celebrada às 18h30 e caso o tempo seja favorável, ao ar livre, no jardim 5 de Outubro, na presença da imagem de Santo António e com as condições e normas imprescindíveis. Recordamos especialmente o uso obrigatório de máscara, o respeito pelas indicações dos Ministros do Acolhimento e pela distância mínima de segurança. Se o tempo não estiver de favor, será celebrada, no mesmo horário, na igreja de S. Luís.

Também no Vaticano, no passado dia 3, o Papa Francisco convidou os católicos a imitar a vida de Santo António, numa mensagem enviada ao ministro-geral da Ordem dos Frades Menores Conventuais por ocasião dos 800 anos da vocação franciscana do santo português.

Santo António nasceu em Lisboa, em 1195, numa casa situada a poucos metros da catedral; entrou no mosteiro agostiniano de São Vicente, onde viveu durante dois anos antes de integrar a comunidade de Coimbra.

Em setembro de 1220, Fernando deixou os agostinianos para integrar a ordem dos franciscanos, onde assumiu o nome de António, pelo qual é hoje conhecido.

Na Itália, destacou-se como pregador e primeiro professor de Teologia da ordem franciscana recém nascida; faleceu em 1231 e foi sepultado em Pádua, tendo a sua fama de santidade levado o Papa Gregório IX a canonizá-lo, a 30 de maio de 1232.

Em 1946, Pio XII proclamou-o como “doutor da igreja universal”, com o título de ‘Doctor Evangelicus’ (Doutor Evangélico).