PÁSCOA: Tríduo Pascal em Pinhel para celebrar os principais mistérios da nossa fé

Depois da missa crismal, na manhã desta quinta-feira, onde o presbitério da diocese se reuniu com o seu bispo, D. Manuel Felício, e onde se benzeram os óleos dos enfermos, dos catecúmenos e do crisma, o tríduo pascal começa com a Eucaristia da Ceia do senhor e cerimónia do lava-pés, onde se faz memória da Última Ceia de Jesus. Terminada esta cerimónia, os crentes são convidados à adoração do Santíssimo.

Na sexta-feira Santa, dia em que se faz memória da morte do Senhor, a paróquia proporciona a Celebração da Paixão do Senhor, com a cerimónia da adoração da Cruz e distribuição da comunhão, única ocasião em que, até à missa da vigília, se pode distribuir a comunhão. Ao final do dia, está prevista a realização da via-sacra, este ano propondo um momento de meditação a partir de 7 vida em 7 quadros. A sua realização vai da Igreja de Santo António às torres do Castelo.

No Sábado Santo celebra-se a missa maior da fé cristã, com a Vigília  Pascal, onde se benze o lume novo e se renovam as promessas baptismais.

O tríduo pascal culmina com a celebração eucarística do domingo de Páscoa.

14 de abril       | Quinta Ceia do Senhor e Lava-pés em Pinhel: 21h00
15 de abril       | Sexta