PÁSCOA: Tríduo Pascal em Pinhel para celebrar os principais mistérios da nossa fé

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Depois da missa crismal, na manhã desta quinta-feira, onde o presbitério da diocese se reuniu com o seu bispo, D. Manuel Felício, e onde se benzeram os óleos dos enfermos, dos catecúmenos e do crisma, o tríduo pascal começa com a Eucaristia da Ceia do senhor e cerimónia do lava-pés, onde se faz memória da Última Ceia de Jesus. Terminada esta cerimónia, os crentes são convidados à adoração do Santíssimo.

Na sexta-feira Santa, dia em que se faz memória da morte do Senhor, a paróquia proporciona a Celebração da Paixão do Senhor, com a cerimónia da adoração da Cruz e distribuição da comunhão, única ocasião em que, até à missa da vigília, se pode distribuir a comunhão. Ao final do dia, está prevista a realização da via-sacra, este ano propondo um momento de meditação a partir de 7 vida em 7 quadros. A sua realização vai da Igreja de Santo António às torres do Castelo.

No Sábado Santo celebra-se a missa maior da fé cristã, com a Vigília  Pascal, onde se benze o lume novo e se renovam as promessas baptismais.

O tríduo pascal culmina com a celebração eucarística do domingo de Páscoa.

14 de abril       | Quinta Ceia do Senhor e Lava-pés em Pinhel: 21h00
15 de abril       | Sexta

Sexta-feira santa

Paixão do Senhor e Adoração da Cruz em Pinhel: 17h00

Via Sacra – “7 quadros 7 vidas”: 21h30

16 de abril       | Sábado

Sábado santo

Vigília Pascal em Pinhel: 22h00
17 de abril      | Domingo

Páscoa do Senhor

Eucaristia solene em Pinhel: 12h00