PÁSCOA: Na quinta-feira santa presbitério une-se para dar graças a Deus

Na quinta-feira santa, além da Eucaristia da Instituição da Eucaristia com a cerimónia do lava-pés, tal como se fará em Pinhel, existe em todas as dioceses, a Missa Crismal, uma concelebração de todo o presbitério da diocese com o bispo, para dar graças a Deus pelo dom do Ministério Sacer­dotal. Na diocese da Guarda será às 10h30 de 28 de março na Sé Catedral da Guarda.

Nesta Concelebração serão, como habitualmente, consagrados os Santos Óleos – Crisma, Catecúmenos e Enfermos. Convida-se também, por isso, o povo de Deus que consiga estar presente nesta Eucaristia. Pede o Bispo Diocesano que desejemos “sentir como Jesus e o Seu Espírito estão sempre a nosso lado, em todo o processo de acompanhar os fiéis e construir comunidade”. 

Na ocasião, este ano serão assinalados os jubileus sacerdotais de 25 anos (P.es José Luís dos Santos Farinha e Rafael Morão, S.J.), de 65 anos (P.es António Brás Carreto, António Carlos Dias Gama e Fernando Brito dos Santos) e 75 anos (P.e José Coelho, que completou o seu centenário, no passado dia 2 do corrente mês de março).

Na paróquia a Missa da Ceia do Senhor com a cerimónia do Lava-pés, será às 21h. O Papa vai presidir à Missa da Ceia do Senhor, com o rito de “lava-pés”, de forma privada, na prisão feminina de Rebibbia, em Roma.