Paróquia apresenta livro de bolso sobre a diocese de Pinhel

No próximo dia 21 de Junho, por ocasião do aniversário da criação da diocese de Pinhel, a paróquia de Pinhel vai apresentar um livro de bolso com a história dos 250 anos da diocese que foi criada pelo Papa Clemente XIV em 21 de Junho de 1770, depois do pedido efectuado pelo Rei D. José em carta de 4 de Março desse ano.

O livro de bolso, com mais de sessenta páginas, recorda os meandros da criação da diocese e da sua extinção, os bispos territoriais que teve durante cento e doze anos, e os bispos titulares que tem tido desde 1969. Além destes dados que nos ajudam a descobrir e entender a sua história, contém ainda várias imagens e fotos que a documentam.

O livro será apresentado no final da eucaristia que será presidida pelo bispo da diocese da Guarda, diocese que acolheu a extinta diocese de Pinhel, no Domingo, pelas 18h30, junto ao espaço emblemático do ex paço episcopal mandado construir por D. José António Pinto de Mendonça Arrais, o terceiro bispo de Pinhel. O livro estará disponível a um preço simbólico, porque o objectivo é sobretudo fazer chegar a todos a história da diocese de Pinhel.

A paróquia agradece o apoio e parceria da Camara Municipal de Pinhel para a concretização deste projecto, assim como da logística para assinalar o aniversário da criação da diocese.