Paróquia apresenta livro de bolso sobre a diocese de Pinhel

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

No próximo dia 21 de Junho, por ocasião do aniversário da criação da diocese de Pinhel, a paróquia de Pinhel vai apresentar um livro de bolso com a história dos 250 anos da diocese que foi criada pelo Papa Clemente XIV em 21 de Junho de 1770, depois do pedido efectuado pelo Rei D. José em carta de 4 de Março desse ano.

O livro de bolso, com mais de sessenta páginas, recorda os meandros da criação da diocese e da sua extinção, os bispos territoriais que teve durante cento e doze anos, e os bispos titulares que tem tido desde 1969. Além destes dados que nos ajudam a descobrir e entender a sua história, contém ainda várias imagens e fotos que a documentam.

O livro será apresentado no final da eucaristia que será presidida pelo bispo da diocese da Guarda, diocese que acolheu a extinta diocese de Pinhel, no Domingo, pelas 18h30, junto ao espaço emblemático do ex paço episcopal mandado construir por D. José António Pinto de Mendonça Arrais, o terceiro bispo de Pinhel. O livro estará disponível a um preço simbólico, porque o objectivo é sobretudo fazer chegar a todos a história da diocese de Pinhel.

A paróquia agradece o apoio e parceria da Camara Municipal de Pinhel para a concretização deste projecto, assim como da logística para assinalar o aniversário da criação da diocese.