Pároco de Pinhel participa no I Congresso Brasileiro de Teologia Pastoral

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

O pároco de Pinhel, o padre Jorge Castela, faz parte do grupo de participantes do I Congresso Brasileiro de Teologia Pastoral que decorre de 3 a 6 de maio no formato digital, com o tema “Discernindo a pastoral em tempos de crise: realidade, desafios, tarefas”.

O Congresso pretende “refletir sobre a pastoral da Igreja Católica no actual contexto urbano”, que pode contribuir “para a construção de um caminho cada vez mais sinodal da Igreja, como proposto pelo Papa Francisco”. Quer ser uma oportunidade de reflexão pastoral, um aprofundamento de novos desafios, que ajude a estudar o impacto das tecnologias digitais no anúncio e na vivência da fé, a partir de uma releitura das novas Orientações para a Ação Evangelizadora, sobretudo para a Igreja do Brasil.

O Congresso tem uma conferência todos os dias, com a participação de grandes teólogos como Agenor Brighenti, Tania Bacelar e Monsenhor Leonardo Steiner, além de painéis, seminários temáticos, comunicações de pesquisa, que visam “apontar novos caminhos para a pastoral hoje”.

O pároco de Pinhel apresentou no dia 3, primeiro dia do congresso,, juntamente com o Dr Vítor Hugo Mendes, a comunicação “A missão da Igreja é evangelizar: apontamentos pastorais no contexto da pandemia” com propostas concretas sobre o caminho de uma conversão pastoral a uma pastoral em conversão.

O congresso é organizado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Instituto de Filosofia e Teologia (PUC Minas), Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), Arquidiocese de Belo Horizonte e Centro Loyola de Fé e Cultura, e possui o apoio de dezenas de instituições, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.