NATAL 2020: unidade pastoral de Pinhel convida a fazer “Estrela da Esperança”!

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

“Eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino.” Mt 2, 10

A unidade pastoral de Pinhel convida as famílias da comunidade cristã a construírem uma estrela para colocar em lugar de destaque no seu lar, de preferência visível para a rua, na semana que antecede o Natal.

Recordando a importância da Estrela de Belém, a estrela que assinalou o nascimento do Menino Deus e iluminou o caminho dos magos ao presépio, a unidade pastoral convida a comunidade a assinalar a Esperança no Senhor que vem, mesmo no meio da adversidade em que se viverá este Natal de 2020.

Tal como os magos fizeram a viagem até ao presépio guiados pela estrela de Belém, pretende-se, assim, empreender a viagem até à simplicidade do Presépio guiados pela “Estrela da Esperança”. Apesar dos tempos difíceis em que vivemos, animados pela Fé, é altura de fazermos este caminho até ao Menino Deus. Como refere o Papa Francisco: “Esforcemo-nos por redescobrir a grande esperança e a alegria que nos dá a vinda do Filho de Deus ao mundo”.

Para simbolizar este desejo, todas as famílias da comunidade são desafiadas a construir uma ou mais estrelas com materiais diversos (como por ex: madeira, cartão, plástico, materiais recicláveis, etc…) para depois serem colocadas em lugar de destaque, quer sejam portas, janelas, varandas ou outro local. Também se podem iluminar, tal como a Estrela que encima a Igreja de S. Luís. A ideia é manifestar nas ruas a esperança no Menino que vem. Contudo, as estrelas também podem ser colocadas dentro de casa.

A paróquia convida depois a partilharem as fotografias com as estrelas que foram construídas em família, “Igreja doméstica”, através do mail paroquiapinhel@gmail.com ou através da Caixa de Correio da página de facebook da paróquia, em https://www.facebook.com/paroquiadepinhel. Estas fotos serão partilhadas na página oficial de facebook da paróquia de Pinhel.