LIVROS: Padre Manuel Matos edita livro sobre “Senhora da Alagoa”

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

“Senhora da Alagoa – A lenda, a devoção e a fé” é o título do livro, da autoria do Padre Manuel Pereira de Matos, dedicado a Nossa Senhora da Alagoa que se venera em Argomil, concelho de Pinhel. O livro, editado pela VERITAS, foi apresentado no dia 8 de Setembro, durante a Festa Anual da Senhora da Alagoa.

O autor, vigário geral da diocese da Guarda, explica que que ao escrever o livro está em causa “uma cuidada apresentação da tradição e da história, sem excluir a hipótese de que também algumas estórias, com sabor a certa ingenuidade, aí se tenham intrometido”. E acrescenta: “O que agora pretendemos exarar neste escrito é a fidelidade às origens, assim como a indignação do progressivo desenvolvimento histórico, acontecido ao longo dos séculos, mas lançando também um olhar criterioso à actualidade”.

Na escrita do livro, Manuel Matos recorreu “aos antigos documentos escritos mais credíveis, assim como aos testemunhos orais das gentes do povo, onde mais límpida corre a memória do passado”.

No final do livro é apresentado um “Roteiro Fotográfico” que o autor acredita “terá um efeito apelativo para que tantos e tantos romeiros de Nossa Senhora da Alagoa”.

 

mais informação em Jornal a Guarda