JUVENTUDE: Centenas de alunos no Interescolas Diocesano de EMRC

O XXVI Interescolas Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica, um encontro que reuniu centenas de alunos de diversas escolas da diocese da Guarda, decorreu esta quinta-feira, 3 de Abril em Celorico da Beira. A iniciativa, com o lema “EMRC, âncora da esperança… desafia-te!”, teve como objetivo central trabalhar a importância da esperança na vida de cada aluno(a) e professor(a), destacando seu poder transformador nas comunidades educativas.

Os alunos foram convidados a participar em diferentes atividades pedagógicas, incluindo um Peddy Paper pela vila de Celorico da Beira, promovendo laços de fraternidade e solidariedade entre todos, ao mesmo tempo que permitiu conhecer um pouco mais sobre a região.

Ao longo do evento, foi lançado o desafio para que cada participante se torne um sinal de esperança na sua escola, refletindo os valores da Educação Moral e Religiosa Católica e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e humana.

Uma das principais atividades foi a construção de um mural colectivo, onde alunos e professores ilustraram, através de azulejos decorados, o que significa ser uma “âncora de esperança”. Este mural simbolizou a união e o compromisso de todos com os valores cristãos e com a missão de ser semente de esperança na vida dos outros.

O acolhimento aconteceu no Mercado Municipal, onde também decorreram diversas atividades, que contaram com a presença da Vice-Presidente da Câmara, Teresa Cardoso, do Vereador José Alfredo, do Director do Agrupamento de Escolas Sacadura Cabral, Manuel Portugal, e do bispo da Guarda D. José Miguel Pereira.

A iniciativa teve a colaboração da Câmara Municipal de Celorico da Beira, da Direcção do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira.

In Jornal A Guarda