JUBILEU: Peregrinação jubilar do arciprestado superou as expectativas

A Peregrinação Jubilar do Arciprestado de Pinhel – Figueira de Castelo Rodrigo à Catedral da Guarda aconteceu este Domingo, 30 de Março.
A celebração começou na Igreja da Misericórdia e contou com a presença de várias centenas de fiéis das paróquias deste arciprestado da Guarda.
A Missa foi presidida pelo Bispo da Guarda, D. José Pereira.

O encontro começou na Igreja da Misericórdia de onde, depois da celebração Penitencial com confissões e exposição do Santíssimo, o arciprestado saiu em procissão, em espírito de peregrinação, até à catedral da diocese com os estandartes das paróquias à frente, seguidos do bispo da Guarda, D. José Pereira, os restantes ministros ordenados e o Povo de Deus em geral.

Todos os peregrinos estavam identificados pelos lenços brancos com o mapa da diocese onde se destacava o arciprestado que une agora os concelhos de Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo.

Na Sé, a cerimónia foi contou com a participação de um coro formado com elementos dos grupos corais de muitas paróquias do arciprestado que embelezou a celebração de modo excelente. O arcipreste, Padre Jorge Castela adiantou que o resultado foi muito positivo e “já se pensa em repetir mais vezes esta experiência para algumas actividades e para, ao menos, se ensaiarem cânticos novos”.

No ofertório da celebração, as crianças da catequese fizeram uma dinâmica, o “Ofertório do Peregrino”, onde deram a conhecer a Luce, a mascote do jubileu, uma mascote desenhada pelo italiano Simone Legno e que representa uma peregrina católica.

Antes da bênção final, um leigo, em nome de todo o arciprestado, dirigiu umas palavras de saudação e boas-vindas ao novo pastor da diocese, D. José Miguel Pereira, que presidiu à peregrinação.

O padre Jorge Castela adiantou ao Jornal A GUARDA que “final da peregrinação era notória a satisfação dos participantes; alguns diziam que foi um momento espiritual extraordinário; outros que tinha sido muito retemperador;  alguns já pediam para que se repetisse”.

in Jornal A Guarda