JMJ Lisboa 2023: No primeiro aniversário fizeram-se balanços e relatórios

No balanço das JMJ Lisboa 2023, um no passado, o coordenador-geral da JMJ Lisboa 2023, D. AMérico Aguiar, afirmou que o maior legado da jornada está “no coração” de cada participante, e que o lucro de 36 milhões foi “absolutamente” inesperado. Têm sido abundantes por todas as dioceses as manifestações aniversarias deste evento. 
De recordar que, no voo de regresso a Itália, após ter participado na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 1 e 6 de agosto, o Papa referiu-se à jornada em Lisboa como “belíssima”. “Para mim, a Jornada foi belíssima”, afirmou Francisco, depois de referir também que a JMJ de Lisboa foi “a mais numerosa”, a “mais dura” e a “a mais bem organizada”. 
A Fundação JMJ Lisboa 2023, à qual preside agora o novo bispo D. Alexandre Palma, lançou um comunicado, com o título «JMJ Lisboa 2025: um ano cheio de futuro», onde também agradece a “imensa dedicação” de todos os que se envolveram e tornaram a JMJ Lisboa 2023 uma festa: “Peregrinos, voluntários, comités da organização da JMJ, parceiros públicos e privados, famílias de acolhimento, forças de segurança e profissionais de saúde e todos que fizeram possível este encontro acontecer”.
Lisboa acolheu o maior encontro mundial de jovens com o Papa, entre 1 e 6 de agosto de 2023, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas por Francisco no Parque Tejo.
A próxima edição da JMJ realiza-se em Seul, na Coreia do Sul, em 2027.
Mais informação em Agência Ecclesia