JMJ 2023: Lisboa apresenta hino oficial da edição portuguesa

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

O organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa 2023 vai apresentar esta quarta-feira, pelas 11h00, o hino oficial da edição internacional deste evento, promovido pela Igreja Católica.

A divulgação vai acontecer pelas redes sociais da JMJ 2023 e através do site https://www.lisboa2023.org/pt, indica um comunicado da organização enviado à Agência ECCLESIA.

A escolha de Portugal como sede da próxima edição internacional da JMJ foi revelada a 27 de janeiro de 2019 no Panamá, pelo que a apresentação do hino decorre, assim, dois anos após este anúncio.

Também para quarta-feira esta agendada a celebração de acolhimento dos símbolos da JMJ em Lisboa, que, devido à pandemia, foi suspensa.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram entregues a uma delegação portuguesa a 22 de novembro de 2020, domingo de Cristo-Rei, numa celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano.

Desde que chegaram a Lisboa, os símbolos têm permanecido na Sé e, “assim que for possível, iniciarão uma peregrinação pelos PALOP, comunidades portuguesas, Espanha e dioceses de Portugal”.

O logotipo e o website oficial da JMJ 2023 foram apresentados a 16 de outubro de 2020, dia da eleição do Papa São João Paulo II (que ocorreu em 1978), e foram inspirados pelo tema escolhido pelo Papa Francisco para a edição da JMJ Lisboa – ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39) – e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas.

A escolha de Lisboa como primeira cidade portuguesa a acolher uma edição internacional da JMJ aconteceu a 27 de janeiro de 2019, no Panamá.

in Agência Ecclesia