JMJ 2023: Assembleia da República aprova saudação pela realização e organização de encontro

A Assembleia da República aprovou uma saudação pela realização e organização da Jornada Mundial da Juventude 2023 Lisboa, enaltecendo a “dimensão participativa e cívica dos muitos milhares de jovens que se encontraram em Lisboa em celebração”.

“Portugal acolheu a JMJ Lisboa 2023, que juntou, em todo o país, centenas de milhares de jovens de todo o mundo numa iniciativa que, além da sua dimensão religiosa, tem uma também evidente e salutar dimensão cívica, patente nas temáticas da paz, tolerância e inclusão que dominaram a semana”, pode ler-se no texto do projeto de Voto n.º 414/XV, que contou com as abstenções do Bloco de Esquerda e da Iniciativa Liberal.

A primeira edição internacional da JMJ em território português decorreu de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa no Parque Tejo, “um líder firme e inspirador, designadamente na intransigência na defesa da justiça social, dentro e fora da Igreja”.

Francisco chegou a Portugal, no dia 2, e regressou no último dia do encontro.

“Dada a complexidade que um evento da magnitude da Jornada Mundial da Juventude representa, desde logo, para a sociedade que o acolhe, para as suas infraestruturas e sistemas de segurança, de saúde ou de mobilidade, é de destacar a tranquilidade com que decorreu, permitindo que os muitos milhares de estrangeiros se tenham podido sentir em casa no nosso país”, saúda o texto.

Os deputados assinalaram ainda “o notável contributo e exemplo de todos os que, com o seu trabalho voluntário, prepararam, durante largos meses” a JMJ.

“É prova de civismo e de dedicação abnegada que servirá a todos de inspiração”, termina o texto aprovado.

in Agência Ecclesia