IGREJA: Papa nomeia D. Rui Gouveia como bispo auxiliar de Lisboa

Rui Augusto Jardim Gouveia, de 49 anos, é o novo bispo auxiliar de Lisboa. Embora tenha nascido na África do Sul a 17 de abril de 1975, é filho de emigrantes madeirenses originários de Porto Moniz e também da freguesia de São Jorge, no município de Santana.

Rui Gouveia é licenciado em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mas sentiu-se chamado a ser sacerdote e ingressou no Seminário Maior de São Paulo de Almada, na Diocese de Setúbal. Completou o Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa. Frequentou, depois, a especialidade em Espiritualidade Bíblíca na Universidad Pontifícia Comillas, em Madrid, onde estudou também Teologia Catequética, mas na Universidad de San Damaso.

Padre há 16 anos – foi ordenado em 2008 -, Rui Gouveia era desde julho deste ano vigário-geral da diocese de Setúbal, pároco de Nossa Senhora da Anunciada – onde tinha ido substituir o atual bispo de Beja, D. Fernando Paiva -, e assistente diocesano da Pastoral Familiar. Antes disso já tinha sido reitor do Seminário de Almada, vigário paroquial no Montijo, capelão do Externato Frei Luís de Sousa e responsável pelos secretariados diocesanos de Catequese e das Vocações.

Em poucos meses, a diocese de Setúbal, liderada pelo cardeal D. Américo Aguiar, vê dois dos seus sacerdotes serem escolhidos para bispos. Depois de D. Fernando Paiva ter ido para Beja, a 7 de julho de 2024, esta terça-feira o Papa anunciou a nomeação de Rui Gouveia para bispo auxiliar de Lisboa, completando assim a equipa que apoia o Patriarca, D. Rui Valério, da qual já fazem parte D. Alexandre Palma e D. Nuno Isidro, que foram só foram nomeados este ano e tomaram posse em julho deste ano.

Mais em Renascença  e Agência Ecclesia