IGREJA: Declaração Dignitas Infinita sobre a Dignidade Humana

‘Dignitas infinita’ (dignidade infinita) é o título da declaração publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé que foi apresentada na Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã do passado dia 8 de abril.

O documento destaca a importância da dignidade humana à luz da antropologia cristã e faz uma revisão de diversas gravidades dessa dignidade. Ele ressalta a igualdade de todas as pessoas, independentemente de sua condição, reafirmando princípios fundamentais como a criação à imagem e semelhança de Deus e a redenção em Cristo.

Fruto de cinco anos de trabalho, passa em revista o magistério papal da última década sobre temas que vão da guerra à pobreza, da violência contra os migrantes à violência contra as mulheres, do aborto à maternidade de substituição e à eutanásia, abordando ainda a ideologia do género e a violência digital.

Por fim, destaca a importância de proteger a dignidade humana em todos os contextos, incluindo o digital, e exorta a colocar-la no centro dos esforços pelo bem comum e na elaboração das leis.

Pode ler AQUI a declaração.