IGREJA: D. Armando Domingues é o novo bispo da diocese de Angra

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

O Papa Francisco nomeou esta sexta-feira um novo bispo para a diocese de Angra. D. Armando Esteves Domingues, 65 anos, natural de Oleiros (Castelo Branco), era bispo auxiliar do Porto desde 2018. Segue agora para os Açores, e fez já questão de saudar o arquipélago “ nas suas nove ilhas, com toda a sua cultura e património e tradições”.

“Angra já é para mim a diocese mais bela do mundo, não só pela beleza ímpar delas, mas pelas pessoas, porque já são a minha gente, são minha família”, afirma na mensagem áudio enviada à Renascença, garantindo que vai para “caminhar com todos” na nova diocese.

“Vai ser tempo para nos conhecermos e darmos a conhecer, porque não se caminha com quem não se conhece. Não levo, por isso, plano preconcebido nem soluções mágicas, mas procurarei inserir-me no caminho que a diocese está a fazer. O Espírito Santo nos dirá os caminhos a seguir”.

Armando Esteves Domingues nasceu a 10 de marco de 1957, na paróquia e freguesia de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, numa família numerosa: é o oitavo de onze irmãos.

Ordenado sacerdote em 1982, na diocese de Viseu, teve a seu cargo a responsabilidade de inúmeras paróquias. Foi capelão militar na Força Aérea, assistente dos escuteiros, das Equipas de Casais de Nossa Senhora e do Movimento de Educadores Católicos.

Ligado à espiritualidade do movimento dos Focolares, também colaborou com os Cursilhos de Cristandade e foi professor de Religião e Moral (EMRC), de Ética e Desenvolvimento Pessoal, e formador no Seminário Maior de Viseu.

Era Vigário Geral da diocese (desde 2015), quando em 2018 foi nomeado bispo auxiliar do Porto. Esta sexta-feira, 4 de novembro, foi anunciado como novo bispo de Angra.

mais em Renascença