V CEN: Congresso Eucarístico Nacional regressa a Braga, 100 anos depois da primeira edição

Braga vai acolher novamente, 100 anos depois da sua primeira edição, o Congresso Eucarístico Nacional (CEN),  que se inicia esta sexta-feira com o tema ‘Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. «Reconheceram-n’O ao partir o Pão»’.

O V CEN é apresentado como uma manifestação especial de culto eucarístico e, segundo o arcebispo de Braga, diz respeito ao “nome técnico que quer significar a reunião e um país em torno da centralidade da eucaristia e vista na perspetiva do seu todo”.

De acordo com a organização estão inscritas no Congresso 1380 pessoas, com representação de todas as dioceses de Portugal, e nele vão marcar presença quatro cardeais e 30 bispos, sendo esperado “um elevado número de pessoas” na Eucaristia de Encerramento no Santuário do Sameiro.

Ao longo de três dias, a quinta edição do CEN conta com conferências, um painel com diversos testemunhos de movimentos eucarísticos, workshops sobre diversos temas, celebrações eucarísticas, Laudes e Vésperas, oração do Terço e ainda uma peregrinação a pé ao Sameiro, onde decorre a Eucaristia de encerramento.

O Papa Francisco enviou uma mensagem a propósito do V Congresso Eucarístico Nacional, desejando que seja um “passo em frente na vida da Igreja”.

“Quero cumprimentá-los e animá-los a unir forças, para que este Congresso Eucarístico seja uma continuidade da vida da Igreja e, ao mesmo tempo, um passo em frente na vida da Igreja, de todo Portugal, de cada diocese, de cada paróquia, de cada comunidade”, referiu Francisco, num vídeo divulgado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

O cardeal português José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, é o “enviado especial” do Papa ao encontro, e numa carta de nomeação, Francisco sublinhou a importância de viver “o espírito da caridade” e promover o “dom da unidade”, no V CEN, para ajudar a humanidade.

Também a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou, na 209.ª Assembleia Plenária, realizada de 8 a 11 de abril, uma nota pastoral por ocasião do V CEN, com o título “Sem a Eucaristia não podemos viver”, na qual convida a redescobrir “o sentido verdadeiro” do “Domingo como o dia do Senhor”.

“Nas circunstâncias atuais, o Domingo como o dia do Senhor fica, muitas vezes, reduzido a um ‘fim de semana’. Por isso, é necessário redescobrir o seu sentido verdadeiro. Pois, se o Domingo deixar de ser um dia, no qual haja espaço para a oração, o repouso, a união e a alegria, pode acontecer que, como referiu São João Paulo II: ‘o homem permaneça encerrado num horizonte tão restrito, que já não lhe permite ver o ‘céu’”, pode ler-se.

A CEP considera o encontro uma “estação” para a qual convoca a Igreja que peregrina em Portugal, “a fim de reconhecer mais profundamente o mistério da Eucaristia e lhe prestar um culto público nos laços da caridade evangelizadora”.

A primeira edição do Congresso Eucarístico Nacional decorreu em 1924, em Braga, local que acolheu os dois encontros seguintes em 1974, no 50º aniversário do primeiro, e 1999, na preparação do Grande Jubileu do ano 2000; em 2016, realizou-se o IV CEN, em Fátima, no âmbito do Jubileu da Misericórdia e do Centenário das Aparições marianas na Cova da Iria.

O PROGRAMA

O programa de três dias começa com a conferência inaugural do presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, padre Corrado Maggioni, que refletirá sobre o tema “Partilhar o pão: Eucaristia e fraternidade”.

Na tarde do dia 31 de maio realiza-se um painel com diversos testemunhos de movimentos eucarísticos: Apostolado da Oração, Confraria do Santíssimo Sacramento e Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

A segunda conferência do primeiro dia de trabalhos começa às 17h00 e será proferida pela irmã Luísa Almendra, com o tema “Reconheceram-no ao partir o Pão (Lc 24, 35)”.

No segundo dia do Congresso, 01 de junho, haverá uma terceira conferência, da parte da manhã, intitulada “Alimentar a Esperança” e que será proferida pelo padre Carlos Carneiro.

A partir das 15h00 realizam-se sete workshops sobre temas variados: Hospitalidade; Jovens (JMJ e Eucaristia); Família; Pobres; Ecologia; Espiritualidade eucarística; e Confrarias do Santíssimo Sacramento.

No último dia, 02 de junho, a partir das 07h00, os participantes são convidados a fazerem-se peregrinos e a partirem a pé até ao Sameiro onde decorrerá a Eucaristia de encerramento do V Congresso Eucarístico Nacional.

O hino do V CEN tem por título ‘No pão partido que partilhamos’, com letra de Carlos Poças Falcão, natural de Guimarães, e música do maestro Eurico Carrapatoso.

in Agência Ecclesia