IGREJA: Alexandre Palma e Nuno Isidro nomeados bispos auxiliares para Lisboa

O Papa nomeou, hoje, dia 14 de junho, como bispos auxiliares de Lisboa, D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma, membros do clero do Patriarcado.

D. Nuno Isidro Nunes Cordeiro, de 59 anos, é vigário-geral do Patriarcado de Lisboa, desde 2011, e diretor espiritual do Seminário dos Olivais desde 2017, além de membro nato do Conselho Presbiteral.

Nascido a nasceu a 8 de setembro de 1964, em A dos Cunhados, no Concelho de Torres Vedras, no Patriarcado de Lisboa, fez a sua formação na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e foi ordenado sacerdote a 1 de julho de 1990.

Na primeira mensagem após a nomeação episcopal, o bispo auxiliar de Lisboa saúda todas as comunidades católicas da diocese e agrade a “confiança” do patriarca D. Rui Valério.

D. Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma, de 45 anos, tinha sido nomeado a 31 de maio como presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

Nascido a 11 de agosto de 1978, Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma foi ordenado sacerdote a 2 de julho de 2006 e é prefeito do Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais desde julho de 2012.

Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, é ainda vice-diretor e coordenador das Relações Internacionais e membro do Conselho Científico da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, e diretor e investigador do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) da referida faculdade.

O responsável começa por saudar “todos”, após a nomeação como bispo auxiliar, assumindo sentimentos de “gratidão” ao Papa e aos vários responsáveis do Patriarcado de Lisboa.

A saudação estende-se aos bispos de Portugal, agradecendo-lhes “pelo seu testemunho, pelo seu serviço”, com mensagens para os membros do clero e das comunidades católicas de Lisboa.

mais informação em Agência Ecclesia