FESTAS: Azevo organiza vários dias de festa para honrar a Senhora da Purificação

A paróquia do Azevo vai ter três de festa em honra de Nossa Senhora de Purificação, precedidos de uma celebração a pensar nos emigrantes da comunidade.

Esta celebração será no dia 15 de agosto pelas 18h junto ao pavilhão multi-usos.

Para honrar Nossa Senhora, a paróquia terá:

Dia 16, sexta-feira: eucaristia seguida de procissão de velas às 20h30.

Dia 17, sábado, dia principal da festa, eucaristia solene às 12h00, seguida de procissão.

Dia 18, domingo, haverá celebração dominical seguida de procissão às 15h00.

A festa tem também um vasto programa cultural.

 

NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO

Origem do título

O título Nossa Senhora da Purificação tem origem no Evangelho de São Lucas 2, 22-40. No versículo 22 ele narra: “E, cumprindo-se os dias da purificação dela (de Maria), segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor.” A afirmação significa que no mesmo dia no qual Maria tinha que se purificar (passados 20 dias do parto), O Menino Jesus também foi consagrado ao Senhor. Assim, o título Nossa Senhora da Purificação nos remete ao dia em que Maria se purificou no templo.

A origem da festa de Nossa Senhora da Purificação

A festa da Purificação é uma das celebrações mais antigas da Igreja. A freira Egeria foi a primeira a escrever sobre a festa, quando fez uma peregrinação à Terra Santa entre os anos 381 e 384. Ela contou que o dia 14 de fevereiro era solene em Jerusalém, havendo uma procissão rumo à Basílica da Ressurreição, de Constantino I, e uma homilia baseada no evangelho de Lucas 2, 22.

Milagre

Um texto muito antigo narra: “Originalmente, a festa de Nossa Senhora da Purificação era uma celebração menor. Mas então, em 541, uma terrível praga irrompeu em Constantinopla matando milhares. O imperador bizantino Justiniano I, em consulta com o patriarca de Constantinopla, ordenou um período de jejum e oração por todo o Império Bizantino. E, na festa do “Encontro do Senhor”, organizou grandes procissões por todas as cidades e vilas, além de um serviço solene de orações (Litia) para pedir a libertação de todos os males e o fim da praga. Em agradecimento, em 542, a festa foi elevada para uma celebração mais solene e passou a ser celebrada por todo o império pelo imperador.” Diz também que “em Roma, a festa aparece no “Sacramentário Gelasiano”, uma coleção de manuscritos dos séculos VII e VIII associados com o papa Gelásio I, mas com muitas interpolações e algumas fraudes. É ali que aparece pela primeira vez o novo título da festa, “Purificação da Abençoada Virgem Maria”.”

Uma festa com diversos nomes

A celebração da Purificação de Maria e também da Apresentação de Jesus no Templo, que ocorre no dia 2 de fevereiro, comemora um episódio de quando Jesus ainda era criança. Na Igreja Ortodoxa e outras Igrejas Católicas do Oriente, ela é uma das doze Grandes Festas, e é também é conhecida como Hypapante (literalmente “Encontro”, em grego), Candelária, Purificação da Virgem e Encontro do Senhor.

A cerimónia de purificação

Maria realizou seu dever no Plano da Salvação, fazendo de tudo para que fosse realizada a vontade de Deus. As mulheres daquela época eram dadas como impuras depois do parto. Afastavam-se da sociedade e dos afazeres religiosos do Templo por 20 dias se dessem à luz um menino, ou 40 dias se fossem mães de menina. Passados esses dias, a mãe e a criança tinham que comparecer ao Templo para a “purificação” da mãe e a apresentação da criança ao Senhor.