FESTAS: a comunidade do Juízo vai honrar São Lourenço dia 10 de agosto

A paróquia do Azevo vai estar em festa dupla entre os dias 10 e dia 18 de agosto, começando no dia 10 com a festa em honra de S. Lourenço na comunidade anexa de Juízo.

Nesse dia, o Juízo vai honrar o seu padroeiro com a eucaristia solene às 12h00, seguida de procissão.

Para além isso, estão previstos mais alguns momentos de convívio.

 

SÃO LOURENÇO

São Lourenço, o santo espanhol, também conhecido como Lourenço de Huesta ou Valência, nasceu em 225 e morreu mártir em 258, no dia 10 de agosto, em Roma. Está entre os diáconos do início da Igreja de Roma, que eram considerados os guardiães dos bens da Igreja e dispensadores de ajuda aos pobres São Lourenço foi ajudante do Papa Sisto II e responsável por um centro dedicado aos pobres.

Martírio: testemunho de fé

Em 257, os cristãos começaram a ser perseguidos e mortos por ordem do imperador Valeriano I. Em 258, o Papa Sisto II foi decapitado. Conta a história que, ao caminhar para o lugar da execução, São Lourenço caminhava junto ao papa e dizia: Aonde vai sem o seu diácono, meu pai? Jamais oferecestes o sacrifício da missa, sem que eu vos acolitasse! O papa, comovido com essas palavras de dedicação filial, respondeu: Não te estou abandonando, meu filho! Deus reservou-te provação maior e vitória mais brilhante, pois és jovem e forte. Velhice e fraqueza faz com que tenham pena de mim. Em três dias me seguirás.

Depois da morte do Papa, o imperador exigiu que a Igreja lhe entregasse todos os seus bens, dentro de 3 dias. Vencido o prazo, São Lourenço apresentou os pobres que eram acudidos pela Igreja e disse ao imperador: Estes são os bens da Igreja. Valeriano, então, com muita raiva, ordenou que Lourenço fosse queimado vivo. O santo manteve a alegria no momento da execução, mostrando a sua profunda fé na vida eterna, no encontro com Jesus Cristo. Por isso, no momento mais angustiante de sua vida – aos olhos do mundo – Lourenço, feliz, dizia aos soldados: agora podem virar-me, este lado já está assado. Uma multidão acompanhava o martírio de São Lourenço. E, no meio do povo, grande foi o número dos que se converteram a jesus cristo ao verem o testemunho do jovem São Lourenço.