Encontrada imagem de São Sebastião numa paróquia da Diocese da Guarda

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Uma escultura em calcário de São Sebastião, do seculo XV-XVI, foi encontrada na capela de São Brás, localizada na paróquia de Vale de Azares, no Concelho de Celorico da Beira (Diocese da Guarda).

No dia 12 de outubro iniciou-se a desmontagem do retábulo de altar da Capela de São Brás com “a finalidade de ser conservado e restaurado”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Posteriormente, no decurso dos trabalhos, foi encontrada enterrada, no local onde assenta o altar de pedra e sobre este o retábulo em madeira, uma escultura de calcário, datada do século XV-XVI.

“A escultura encontra-se incompleta e partida em três partes e chegou até aos nossos dias devido ao material em que foi realizada (calcário frequentemente denominado pedra de Ançã) e que foi abundantemente utilizado pelos artistas no decurso do século XV e XVI”, refere.

Agora, para além do retábulo, também a escultura de São Sebastião será inventariada, conservada, restaurada e dada a conhecer à comunidade, sensibilizando a paróquia para a importância do seu património religioso.