Encontrada imagem de São Sebastião numa paróquia da Diocese da Guarda

Uma escultura em calcário de São Sebastião, do seculo XV-XVI, foi encontrada na capela de São Brás, localizada na paróquia de Vale de Azares, no Concelho de Celorico da Beira (Diocese da Guarda).

No dia 12 de outubro iniciou-se a desmontagem do retábulo de altar da Capela de São Brás com “a finalidade de ser conservado e restaurado”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Posteriormente, no decurso dos trabalhos, foi encontrada enterrada, no local onde assenta o altar de pedra e sobre este o retábulo em madeira, uma escultura de calcário, datada do século XV-XVI.

“A escultura encontra-se incompleta e partida em três partes e chegou até aos nossos dias devido ao material em que foi realizada (calcário frequentemente denominado pedra de Ançã) e que foi abundantemente utilizado pelos artistas no decurso do século XV e XVI”, refere.

Agora, para além do retábulo, também a escultura de São Sebastião será inventariada, conservada, restaurada e dada a conhecer à comunidade, sensibilizando a paróquia para a importância do seu património religioso.