DIOCESE: Quatro padres da Diocese da Guarda celebram Bodas de Diamante

Ordenação, em 1963, foi presidida por D. Policarpo da Costa Vaz

Abel António Albino, Alberto Matos de Almeida, José Joaquim Pinto Geada e José Júlio Antunes são os quatro sacerdotes que, este ano, celebram 60 anos de ordenação sacerdotal. A efeméride é assinalada esta Quinta-feira Santa, na Sé da Guarda, durante a Missa Crismal, presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.
Os quatro sacerdotes foram ordenados no ano de 1963 pelo então Bispo da Guarda, Policarpo da Costa Vaz.

O Padre Abel foi ordenado no dia 30 de Março de 1963. Actualmente integra o Cabido da Catedral e no seu percurso de vida sacerdotal tem, em primeiro lugar, o serviço das paróquias e o serviço do Seminário Maior. Integrou e integra também vários órgãos de representação e participação na vida diocesana, com destaque para o conselho Presbiteral, o Colégio de Consultores e o Conselho Diocesano dos Assuntos Económicos. Continua com o serviço paroquial e representa a Diocese em serviços de capelania e outros de ordem social. No serviço paroquial tem ao seu cuidado as paróquias de Avelãs da ribeira, Codeceiro, Pêra do Moço e Ribeira dos Carinhos.
O Padre Alberto foi ordenado em Julho, no dia 28. Distribuiu a sua acção pastoral pelo cuidados das paróquias e de capelão militar e ainda com docência em escolas públicas. É pároco de Orjais, Sarzedo, Teixoso e Verdelhos.
O Padre José Geada foi ordenado no dia 9 de Março de 1963. Desempenhou importantes funções na Liturgia e no Seminário, com aproveitamento das suas especiais aptidões para a arte da música. São de relevar os trabalhos já desenvolvidos e outros em curso na investigação e inventariação do espólio documental que regista a actividade musical desenvolvida na Sé, ao longo de vários séculos. É pároco de Alvendre, Avelãs de Ambom, Rocamondo, Sobral da Serra e Vila Franca do Deão.
O Padre José Júlio, ordenado a 28 de Julho de 1963, fez o seu percurso pastoral ligado ao serviço das paróquias e também como capelão militar. Actualmente reside em carpinteiro e tem disponibilidade para ajudar outros párocos.
No mesmo ano foram também ordenados com estes quatro sacerdotes mais dois, o Padre José Geraldes, que faleceu com 70 anos e o Padre José Gonçalves Moreira, que faleceu com 43 anos.

in Jornal A Guarda