DIOCESE: Patriarcado agradece dedicação de D. José Pereira

No passado dia 26 de fevereiro o Patriarcado de Lisboa agradeceu o ministério, trabalho e dedicação de D. José Miguel Pereira, membro do seu clero diocesano que Francisco nomeou bispo da Guarda.

A Eucaristia de agradecimento dos padres de Lisboa ao seu colega sacerdote, teve lugar no Seminário de São José de Caparide, no Estoril, o lugar onde, em 1996, D. José Miguel Barata Pereira iniciou o seu ministério sacerdotal ao serviço da diocese.

Na homilia, D. Rui Valério referiu: “Elevamos ao Senhor um hino de louvor e gratidão pelo ministério, pelo trabalho, pela dedicação do nosso irmão D. José Miguel como formador, como pertencente a este presbitério de Lisboa e que, na disponibilidade ao sopro do Espírito, é enviado também, de certa maneira, levando cada um de nós consigo para continuar essa faina de sementeira noutra diocese”.

Após a Missa, teve lugar o jantar volante e a sessão convívio, com diversas apresentações, tendo como enfoque o Bispo eleito da Guarda, que agradeceu a presença de tantas pessoas nesta festa no Seminário de Caparide. “Esta agora é a parte mais difícil… hesitei muito se havia de preparar alguma coisa ou não, achei que não devia, mas olhando para tantos de vós, na Missa, tive oportunidade de ir olhando, de ir rezando e lembrar todos e cada um: os que puderam estar e os que não puderam estar fisicamente, por várias razões. Os primeiros que eu queria lembrar são os que não estão aqui, pedindo perdão se, porventura, no meu ministério, eu fui causa de afastamento, fui causa, por incapacidade ou por desatenção, de alguma ferida que os tenha afastado d’Aquele que é o amor das suas vidas. E também lembrar muito aqueles que, por alguma razão, cruzaram, no Pré-Seminário ou no Seminário, a minha vida e que partiram para a Casa do Pai muito cedo. Esses são os primeiros que eu quero lembrar, além de todos os outros próximos – à cabeça, a minha mãe, que também já lá, acredito, intercede por nós”, salientou.

mais em Jornal A Guarda