DIOCESE: padre Joaquim António falece aos 50 anos, vítima de doença prolongada

O Padre Joaquim António Morais Martins, do presbitério da nossa diocese da Guarda, faleceu esta quinta-feira, 1 de Dezembro, vítima de doença prolongada.

O funeral está marcado para esta sexta-feira, 2 de Dezembro. Durante a manhã, às 11.00 horas, será celebrada Missa na Igreja paroquial Penamacor. A Missa exequial será às 15.00 horas, na Igreja paroquial da Miuzela.

Natural da Guarda adoptou a Miuzela, concelho de Almeida, como terra de origem. Joaquim António Morais Martins nasceu a 7 de Setembro de 1972. Depois de frequentar os Seminários Diocesanos, Fundão e Guarda, fez uma experiência missionária em Nampula (Moçambique), inserido no Movimento da Juventude Hospitaleira, onde participou no projecto de “apoio às crianças de rua”. Foi ordenado sacerdote a 8 de Dezembro de 1999.

Peroviseu e Silvares, no arciprestado do Fundão, e Trancoso foram outras das localidades por onde passou, antes de tomar conta das paróquias de Aldeia do Bispo, Aldeia de João Pires, Aranhas e Salvador, no arciprestado de Penamacor. Mais tarde também foi administrador paroquial de Benquerença, Meimoa e Penamacor. Em 2021, a pedido da Conferência Episcopal, foi nomeado Assistente Nacional da LOC e JOC.