DIOCESE: missa crismal com benção dos óleos, renovação das promessas e acção de graças

Na passada quinta-feira santa, o presbitério da diocese, presidido pelo seu bispo, reuniu para a Missa Crsimal, ocasião para a benção dos óleos do catecumenado, do crisma e dos enfermos, para a renovação das promessas sacerdotais e para a acção de graças pelos sacerdotes em ano jubilar: de 25 anos (P.es José Luís dos Santos Farinha e Rafael Morão, S.J.), de 65 anos (P.es António Brás Carreto, António Carlos Dias Gama e Fernando Brito dos Santos) e 75 anos (P.e José Coelho, que completou o seu centenário, no passado dia 2 do corrente mês de março).

Na homilia, D. Manuel Felício apresentou sumariamente cada um destes sacerdotes em jubileu, e que transcrevemos:

“O Reverendo Padre José Soares Coelho cumpre, no próximo dia 2 de abril, 75 anos de Padre. Ordenado pelo Sr. D. Domingos da Silva Gonçalves, exerceu o Ministério sempre entre os conselhos de Gouveia e Seia, com forte ligação ao seminário dos Missionários de S. João Baptista, onde exerceu funções docentes. Esta ação de graças é reforçada pelos 100 anos de vida que o Reverendo Padre Coelho celebrou, no passado dia 2 do corrente mês de março.

Cumprem 65 anos de exercício do mesmo Ministério os Reverendos Padres Fernando Brito dos Santos, António Carlos Dias Gama e António Brás Carreto.

O primeiro, atualmente Pároco da Paróquia da Conceição, na Covilhã, tem na sua importante folha de serviços prestados à Igreja, além de outros, a responsabilidade da pastoral Juvenil Diocesana, o acompanhamento da Pastoral Operária, a docência no ensino público e as funções de Pároco que continua a exercer.

O segundo, atualmente capelão da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, foi docente nas escolas públicas e Pároco e continua prestar valiosos serviços pastorais, cooperando com os Párocos da zona.

O terceiro, atualmente a residir na Casa Sacerdotal do Patriarcado de Lisboa, está ao serviço desta Diocese Patriarcal desde o ano de 1976.

Os três foram ordenados pelo Sr. D. Domingos da Silva Gonçalves.

Celebram 25 anos de ordenação sacerdotal os Reverendos Padres José Luís dos Santos Farinha e Rafael Fernando Melo e Castro Forjaz Morão, este da Companhia de Jesus.

O Reverendo Padre José Luís Farinha foi ordenado pelo Sr. D. António dos Santos, na Sé da Guarda, em 27 de junho de 1999 e integrou, a partir do ano seguinte, a equipa formadora do Seminário Maior. De 2004 a 2011 fez experiência de vida religiosa num mosteiro de vida contemplativa. Regressou á Diocese, tendo exercido até agora responsabilidades de Pároco, primeiro, no concelho do Fundão e agora, nos da Covilhã e de Belmonte. É membro da Comissão Promotora do novo órgão de tubos da Sé da Guarda, estando a acompanhar muito de perto os trabalhos da construção.

O Reverendo Padre Rafael Morão foi ordenado, na Covilhã,  pelo Sr. D. António dos Santos, em 3 de julho de 1999. Para trás ficava já longo percurso de formação, na Companhia de Jesus, incluindo a licenciatura em Direito Civil  na Universidade Católica (Lisboa), formação essa que haveria de completar com a componente do Direito Canónico, mais tarde, na Universidade Gregoriana de Roma. Para depois ficaram os últimos votos de Profissão Religiosa, com integração definitiva na Companhia de Jesus, no ano de 2006. Foi Reitor da Igreja de S. Roque e Capelão da Santa casa da Misericórdia de Lisboa. Desde 2014 exerce o Ministério na Covilhã, agora como Capelão do Hospital Pero da Covilhã e desde 2023.”