DIOCESE: Fórum Diocesano de Cultura, Comunicação e Património, no espaço ExpoEcclesia

O Departamento Diocesano de Património, Cultura e Turismo vai promover o Fórum Diocesano de Cultura, Comunicação e Património, no dia 17 de Novembro, entre as 15.00 e as 17.00 horas, no espaço ExpoEcclesia, na Guarda.

Esta iniciativa vai servir para apresentar o Programa de trabalho do Departamento Diocesano voltado para a valorização do património espalhado pela Diocese.

O Fórum pretende ajudar a identificar bem esse património, relevar a sua importância religiosa, histórica e cultural, contribuir para a sua melhor conservação e apresentação, com o objectivo de, por um lado, servir os fins para que foi criado e, por um lado, atrair visitantes que possam levar consigo a mensagem que ele transmite e ao mesmo tempo dar vida às terras visitadas.

A abertura acontece pelas 15.00 horas com a intervenção do bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Segue-se uma apresentação dos objectivos e desafios do Departamento pela sua coordenadora Dulce Helena Borges e uma intervenção de Helder Sequeira sobre Comunicar (n)a Diocese. Carlos Caetano falará sobre o tema “Entre o Passado e o futuro: o lugar do Património na Igreja de Hoje” e Aires Almeida sobre a importância de um regulamento para a gestão e protecção do património e bens culturais da Diocese da Guarda.

Do programa faz ainda parte a abordagem dos itinerários turísticos e património religioso, por Gonçalo Fernandes, e a apresentação do exemplo da Diocese de Viseu na salvaguarda e valorização dos bens culturais da Igreja, por Fátima Eusébio.

O Fórum termina com um debate moderado pelo sacerdote Henrique Santos.

in Diocese da Guarda