DIOCESE: faleceu aos 101 anos de idade, o Padre Bernardo Terreiro do Nascimento

O padre Bernardo Terreiro do Nascimento, natural de Almeida, faleceu, aos 101 anos de idade e mais nove meses. A missa exequial será celebrada amanhã, na igreja paroquial de Almeida, às 15,30 horas.

O Padre Bernardo nasceu no dia 2 de dezembro de 1921.  Aos 12 anos, ingressou no Seminário do Fundão e em 1947, ordenou-se sacerdote da Diocese da Guarda.

Fez o Curso de Composição no do Conservatório Nacional do Porto e frequentou vários cursos de especialização musical, nas áreas da composição ao, direção coral, pedagogia e canto gregoriano, alguns deles na Fundação Gulbenkian, com professores de renome internacional. Em 1948, começou a dar aulas de musica no Seminário do Fundão, onde durante alguns anos, juntamente com o irmão Álvaro Terreiro, dinamizou a componente cultural do seminário, com a organização de diversas atividades ligadas ao desporto, a musica, poesia e teatro, com ecos em toda a região da Cova da Beira. No ano letivo de 1966, foi destacado para o Seminário Maior da Guarda como professor de musica, começando a dirigir a musica da liturgia na Se Catedral e a dar aulas no Colégio diocesano de São José e na Escola Preparatória da Guarda, onde foi professor efetivo. Mais tarde, foi convidado para integrar o corpo docente da Escola Superior de Educação do lnstituto Politecnico da Guarda, onde lecionou durante dez anos e onde veio a criar, com outro colega, a variante de Educação Musical. Como docente de musica, dirigiu vários coros, entre as quais o Orfeão da Covilhã, o Orfeão do Centro Cultural da Guarda e o Coro Etnográfico de Almeida, alem dos coros dos seminários do Fundão e da Guarda.
No dia 3 de Maio de 2021, na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, foi celebrada uma Eucaristia de ação de graças, pelos 100 anos de vida do Padre Bernardo Terreiro, presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Em Agosto de 2021, foram também celebrados na Igreja Matriz de Almeida, os 100 anos do Padre Bernardo, com a presença do Bispo da Guarda e Coro Etnográfico de Almeida.