DIOCESE: Dedicação da Catedral como “momento alto na vida da Diocese”

No dia 22 de outubro celebra-se a solenidade da dedicação da catedral da diocese e, como este ano coincide com um domingo, D. Manuel Felício, em carta enviada ao clero e ao conselho pastoral, convida para uma celebração na Catedral pelas 18h, onde apresentará o Plano Pastoral deste ano, envolvido na caminhada sinodal universal.

O bispo da Guarda convidou os padres e diáconos, bem como os membros do Conselho Pastoral Diocesano e do Conselho Diocesano dos Assuntos Económicos, para a solenidade da Dedicação da Catedral que se assinala no dia 22 de Outubro.
D. Manuel Felício quer que este “momento alto na vida da Diocese” tenha como intenção primeira confiar “ao Senhor da Messe, através da padroeira Nossa Senhora da Assunção, orago da mesma Catedral, o ano pastoral que estamos a iniciar”.
“Convido os sacerdotes e os diáconos, como também os membros do Conselho Pastoral Diocesano e do Conselho Diocesano dos Assuntos Económicos, que são os primeiros responsáveis pelo conjunto da vida da Diocese, para a celebração solene da Dedicação da nossa Catedral, no próximo dia 22 de Outubro”, escreve o bispo da Guarda.
Em carta enviada aos padres e diáconos, e aos membros do Conselho Pastoral Diocesano e do Conselho Diocesano dos Assuntos Económicos lembra que “os cinco séculos de história” da Catedral “remetem-nos para a vida multisecular desta Diocese, das suas comunidades e instituições e sobretudo animam-nos a prosseguir no cumprimento da missão evangelizadora de que somos herdeiros e continuadores”.
Recorda que, este ano, a Solenidade da Dedicação da Catedral coincide com o domingo e acontece quando decorre, em Roma, um sínodo sobre a sinodalidade e a Diocese inicia um programa pastoral diocesano que “pretende envolver-nos na caminhada conjunta rumo a uma igreja sinodal”.
Na celebração solene da Dedicação da Catedral, “em sintonia com o Sínodo que decorre em Roma, sobre a sinodalidade”, o bispo da Guarda quer “pedir ao Senhor uma bênção especial para que o nosso caminho seja cada vez mais o caminho da Igreja e sobretudo seja o caminho de Jesus, ao serviço do mundo concreto que Ele nos manda evangelizar”.
A Missa solene da Dedicação da Catedral está marcada para as 18.00 horas, a que se seguirá um jantar de confraternização no Seminário Maior da Guarda.

in Jornal A Guarda